Capivari lança recursos em defesa dos direitos dos idosos e pessoas com deficiência

Lançamento da Campanha Esta Vaga Não É Sua Nem Por Um Minuto e criação de secretaria marcam políticas públicas na defesa dos direitos dos cidadãos

            Uma iniciativa da Câmara Municipal de Capivari, através do vereador Nelson de Souza Soares (PR), transformou-se em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Trânsito e Transportes Públicos, a recém criada Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Secretaria de Comunicação. Agora, foi implantanda na cidade a campanha Esta Vaga Não É Sua Nem Por Um Minuto, lançada durante a 10ª Sessão Ordinária do Legislativo, na noite de segunda-feira, 7, na Câmara Municipal.

            Presente à sessão, a deputada estadual Célia Leão (PSDB), parabenizou o município, pelo que considera um avanço social. A deputada congratulou o Executivo e o Legislativo pela criação da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, cujo projeto de lei foi aprovado na mesma noite.

            Juliana Braggion Pazianotto,  que assume a Secretaria falou sobre a importância da campanha. “Com esta campanha vamos dar o primeiro passo para que Capivari mude os paradigmas e quebre preconceitos com deficientes. Essa será a primeira de muitas campanhas para que haja mudança de atitude. Não sabemos o dia de amanhã, e poderemos precisar dessas vagas”, ressaltou a nova secretária.

            O presidente da Câmara dos Vereadores, André Luís Rocha (Solidariedade) comentou que o Executivo terá um grande trabalho pela frente, uma vez que a cidade carece de acessibilidade. Ele sugere a criação do programa Primeiro Emprego, com a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “O poder público pode ser parceiro nesse momento do primeiro emprego e fica aqui minha sugestão ao Executivo que abra as portas para a contratação de pessoas com deficiências”, fala o presidente. Ele acredita que Capivari deu um grande passo com o lançamento da campanha e a criação da secretaria.        

            Propositor da campanha na cidade de Capivari, o vereador Nelson Soares (PR) afirma que a campanha deverá conscientizar os motoristas a não ocuparem as vagas especiais indevidamente. “A campanha tem o objetivo de conscientizar as pessoas que ocupam vagas especiais indevidamente para que as respeitem pois são reservadas aos idosos e pessoas com deficiência. Hoje, toda a sociedade está envolvida na busca de políticas públicas para pessoas idosas, com deficiência e mobilidade reduzida”, disse o vereador Nelson.      

            Participaram também da reunião, o vice-prefeito Vitor Hugo Riccomini (PTB), a secretária de Direitos das Pessoas com Deficiência, Emanuelle Leão Alckmin, de Campinas, e o diretor do Gaadim (Grupo de Apoio dos Amigos Deficientes de Indaiatuba), Aparecido Silva de Lima.

            Após a manifestação de apoio de alguns vereadores, o projeto de lei foi aprovado por unanimidade.

Vereador Nelson Soares e a deputada estadual Célia Leão

Vereador Nelson Soares e a deputada estadual Célia Leão