Capivari: Microempreendedor terá história contada por projeto da Prefeitura
Mensalmente, Secretaria de Desenvolvimento Econômico apresentará casos de pequenos empresários que formalizaram seus negócios e “prosperaram” no mercado
“Histórias de sucesso” é o nome do novo projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A iniciativa vai informar sobre os serviços oferecidos pela Casa do Empreendedor, Banco do Povo e Sebrae, além de motivar outros microempresários na procura pelos atendimentos.
Na Casa do Empreendedor, o empresário recebe todo tipo de orientação e auxílio para dar início à sua empresa e organizá-la de forma adequada. É o caso da moradora Keila Bianchi Franco, proprietária de uma estamparia há um ano. Ela trabalhava em uma confecção e, após descobrir ter alergia a tecido, teve de mudar a área de trabalho. Para isso, procurou os serviços da Casa do Empreendedor.
A ideia de recorrer ao Banco do Povo surgiu em parceria com um sobrinho, no intuito, inicialmente, de esclarecer dúvidas, sem ter em mente a dimensão que a empresa poderia atingir. Keila recebeu encaminhamentos para o Sebrae e o Banco do Povo, no qual formalizou o empréstimo que possibilitou o primeiro passo da empresa.
“Para mim foi de total ajuda. Para começar, eu não tinha recurso e o empréstimo veio para suprir essa necessidade”, afirma. Sem o relacionamento com o Banco do Povo, ela acredita que “nem estaria com a empresa montada”. “Eu não tinha recurso. Então, eu indico para quem não tem recursos para começar. Muitas pessoas não têm como dar o primeiro passo”, recomenda.
Ela conta que o empréstimo foi utilizado para reforma e readequação do local em que a estamparia está localizada, além da compra dos materiais para iniciar os trabalhos, como máquinas, canecas e camisetas.
“Eu estou sempre lá [na Secretaria de Desenvolvimento Econômico], tirando dúvidas e, se alguém me pergunta, eu indico. Estamos começando agora, mas pretendo, em breve, fazer o bordado e ampliar a empresa”, adianta.
Contando histórias
Mensalmente, serão divulgadas histórias de sucesso de pequenas empresas que se destacam no município. No projeto, o responsável pela empresa fará a divulgação através de depoimentos, relatando como surgiu a ideia de trabalhar no ramo escolhido, quais foram as dificuldades encontradas para realizar a abertura do negócio e ainda como foi atendido pelos órgãos da Secretaria.
“O projeto se faz necessário para levar ao conhecimento da população as facilidades oferecidas em formalizar seu próprio negócio, ser atendido pelo Sebrae e, ainda, possibilita conhecer as vantagens do Banco do Povo Paulista”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Baggio.
Ele comenta, também, que a iniciativa vai levar à população o conhecimento dos benefícios de estar formalizado junto ao município, além de divulgar as histórias de todas as empresas que cumpriram com este processo e deram certo. “As histórias contadas serão aquelas que realizaram a abertura de Microempreendedor Individual na Casa do Empreendedor, investiram e melhoraram seu negócio após os serviços”, completa.
Na próxima terça-feira, 29, a Secretaria realizará um evento para marcar a abertura do projeto e apresentar os depoimentos de alguns dos microempreendedores.