Capivari: O lugar aonde os correios não chega
Por Elielson de Andrade
“Presente em todo o território nacional, chegando a todos os municípios brasileiros”: Esse é o lema da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, em suas peças publicitárias que, na tevê, sempre mostra um lugar quase deserto onde na concepção deles, só os correios pode chegar.
Esse lema parece não existir em Capivari, aqui, os Correios não pode se vangloriar de chegar em todos os lugares, já que essa não é a verdade.
Desde a constituição do Bairro Santa Tereza D’Àvila, a ausência dos correios é uma preocupação constante dos moradores, cujas encomendas destinadas a eles precisam ser retiradas diretamente na unidade dos correios na Barão do Rio Branco, 403.
Buscando ouvir os correios sobre as reclamações dos moradores do Santa Tereza D’Àvila, entramos em contato com a gerencia dos correios de Capivari, que nos falou sobre a confiabilidade dos serviços dos correios, mas, sobre as respostas que buscávamos, aquelas seriam encaminhadas ao departamento de comunicação dos Correios, responsável pela comunicação em todas as unidades do interior.
Muito se falou sobre a ausência dos correios nas ultimas eleições de Capivari; esse assunto foi tema de debate entre candidatos a prefeito e a vereador, mas na realidade é um problema que só os correios pode resolver, já que segundo o próprio gerente, esse é um tema que o atual prefeito discute e cobra solução dos correios.
Houve até boatos naquela época, que a ausência de caixas para receber a correspondência nas residências seria o motivo pelo qual os correios não chegava até o Santa Tereza, mas essa informação não é verdade.
O problema dos correios é falta de pessoal para fazer a entrega no Santa Tereza, segundo o gerente e segundo alguns carteiros com quem conversamos sobre esse assunto. Mas, mesmo os carteiros discordam de que com quadro atual de funcionários em Capivari os correios não seria capaz de atender o Santa Tereza, segundo informações, os correios chega na rua Antônio Anicchino, que faz parte daquele conjunto de chácaras em frente ao bairro Santa Tereza.
Antes do fechamento dessa matéria recebemos a nota dos correios confirmando a informação de ausência de pessoal para fazer tal atendimento, segue nota na integra…
“Para que conte com a distribuição domiciliária de objetos postais, um bairro, depois de regularizado quanto à portaria 567/11 do Ministério das Comunicações, que dispõe sobre a entrega de objetos dos serviços postais básicos pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, passa por estudos técnicos para dimensionamento dos recursos necessários à implantação do serviço.
O bairro Santa Tereza d’ Ávila, na cidade de Capivari, está regularizado quanto às exigências da portaria, bem como com os estudos técnicos concluídos, e aguarda a alocação dos recursos humanos e materiais necessários para a implantação da distribuição domiciliária.
Até que a distribuição seja implantada no bairro, as correspondências ficam à disposição para retirada, pelo destinatário, na agência de Correios de Capivari, na Rua Barão do Rio Branco, nº 403, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.”