Capivari: Prefeito convoca reunião URGENTE com autoridades da cidade.
Autoridades de segurança de Capivari estiveram reunidas com o prefeito Rodrigo Abdala Proença (PPS) na tarde de quarta-feira, 22, para discutirem ações incisivas contra a criminalidade no município. Estiveram presentes o secretário da Defesa Social, Gamaliel Lourenço de Sousa, a capitã da Polícia Militar, Daniele Almeida Tomazela, o sargento da PM Paulo Henrique Nogueira, a delegada, Cristina de Fátima Tomazin Morais, e o diretor da Defesa Civil, Ricardo Lourenço de Sousa.
De imediato, PM e Guarda efetuarão patrulhamento preventivo e ostensivo nas áreas centrais no período noturno e trabalho de visibilidade nas entradas e saídas da cidade. A PM já solicitou, também, reforço na força tática e canil para operações.
Outra boa notícia é que as 27 câmeras de monitoramento voltarão a funcionar esta semana. O prefeito explica que o sistema existente hoje (via rádio) – deixado pelo antigo governo – não é adequado para monitoramento público, por isso em breve a Prefeitura investirá num sistema de fibra ótica, conhecido como escudo digital, que possibilitará, segundo Rodrigo, até mesmo o monitoramento das placas dos veículos. Vale ressaltar que existe um processo administrativo contra a empresa que vendeu e instalou os equipamentos na administração passada.
Melhorias
Atualmente Capivari possui 26 policiais militares e uma delegada civil, números bastante distantes do essencial. Solicitações já foram enviadas pela atual administração ao secretário de Segurança do Estado, Fernando Grella, e outras serão. Ao mesmo tempo, a Prefeitura permanece investindo na Guarda Municipal com a capacitação dos guardas e em breve aquisição de novas viaturas, retomada da Ronda Rural e realização de concurso público para aumento do efetivo.
“Temos a consciência que a responsabilidade da segurança pública é nossa e temos esse compromisso com a sociedade”, comenta o prefeito Rodrigo.
Precaução
Durante a reunião, surgiram ainda ideias de ações de prevenção, como o programa “Vizinhança Solidária” que pretende ser desenvolvido pela PM em Capivari. “A população de Capivari tem uma cultura tranquila, vemos pessoas nas ruas, com casas e carros abertos, e é preciso desenvolver nas pessoas a cautela, a atenção. Por isso a importância da orientação ao público, do trabalho preventivo. O cidadão deve colaborar”, explica a capitã Daniele.
O Programa Municipal Antidrogas (Promad), desenvolvido pela Guarda Civil, e o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da PM, também foram tratados como atividades essenciais, assim como investimentos no esporte. Neste contexto, o Centro de Formação de Atletas, que está sendo construído no Carlos Colnaghi, foi ressaltado pelo prefeito.
Noção geral
Estatísticas comprovam que após os indultos (Dia das Mães, Dia dos Pais e Final de Ano), os índices de criminalidade aumentam e que o problema se alastra por todo o país. Mas, mesmo com grave cenário, Capivari tem o que comemorar: o 10º Batalhão, o qual o município faz parte, ficou em 7º lugar no Prêmio de Melhor Gestão de Controle dos Índices Criminais, cuja premiação será no próximo dia 28 em São Paulo.
Além disso, segundo a delegada Cristina, recentemente aproximadamente oito roubos foram esclarecidos e, só no ano passado, foram apreendidas 13 armas e 10 quilos de entorpecentes, capturados 15 foragidos e 71 pessoas foram presas.