Capivari: Saúde inicia “Campanha de Vacinação contra Raiva”
Vacinas serão aplicadas em cães e gatos nas áreas urbanas e rurais do município; animais devem estar sadios
Agosto é o mês da “Campanha de Vacinação contra Raiva” para cães e gatos em Capivari. Entre os dias 3 e 13, os atendimentos acontecem na área urbana, e de 19 a 6 de setembro, na área rural.
Neste ano, a campanha será realizada nos bairros, em pontos estratégicos e de fácil acesso à população. “Uma tenda será montada com a equipe da Saúde e estará vacinando os animais da área urbana. Teremos, ainda, o apoio do Tiro de Guerra. Vale lembrar que, na área rural, as visitas serão de casa em casa”, diz a secretária da Saúde, Eliane Piai.
A Secretaria solicita aos moradores que estejam atentos ao processo de vacinação nos bairros. Os dias e horários são divulgados por meio de cartazes, panfletos, internet (site da Prefeitura, capivari.sp.gov.br, e página no Facebook, “Prefeitura de Capivari”), jornais e carro de som.
“Se houver necessidade de reforço em algum bairro ou na impossibilidade de realização em algum dia por chuva, a campanha se estenderá nos dias 14, 15 e 16 de agosto”, ressalta Eliane. O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) funcionará como posto fixo de vacinação, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 16h.
Confira, abaixo, a programação dos dias e locais de vacinação:
Dia 3 – Moreto, Castelani e Porto Alegre;
Dia 5 – Santa Teresa D´Ávila, Engenho Velho, Rossi e Pipeiro;
Dia 6 – Jardim Elisa, Padovani, Estação, Nova Aparecida e Vila Fátima;
Dia 7 – Jardim do Bosque, Jardim Branyl, Bosque dos Pinheiros, São Pedro, Santa Rita, e São Luiz;
Dia 8 – Vila Izildinha, Santo Antônio, Raia e centro;
Dia 9 – Vila Balan, Ribeirão, São João, Centro e São Marcos;
Dia 12 – Santa Rosa, Vila Cardoso, Flaboyant;
Dia 13 – Santa Rita (próximo a Elias Fausto) e Morada do Sol.
Cuidados ao vacinar seu animal:
A vacinação é destinada aos animais de proprietários que vivem em Capivari, sendo permitida a vacinação de cães e gatos a partir dos três meses de idade. Somente serão vacinados animais clinicamente sadios e que não estejam passando por tratamentos veterinários. Animais doentes, debilitados, magros, com infestação de carrapatos, sarna, fêmeas prenhas, lactantes e filhotes com menos de três meses não serão vacinados.
O animal deve ser levado ao ponto de vacinação utilizando coleira e guia. Animais de porte grande devem usar a focinheira (caso o proprietário não possua o equipamento de proteção, o objeto será emprestado nos postos de vacinação). Os gatos devem ser levados, preferencialmente, em caixas de transporte ou mesmo em gaiolas ou caixas fechadas.
O animal que não estiver dentro das exigências de segurança (ou caso o vacinador não se sinta seguro para efetuar o procedimento) não será vacinado no posto, devendo receber a vacina em clínica veterinária particular ou no posto fixo do CCZ.