Capivari sedia 7° Campeonato de Cães de Polícia das Guardas Municipais

Na mesma data, a Guarda Civil comemorou o primeiro ano de instalação do canil.

Capivari sediou o 7° Campeonato de Cães de Polícia das Guardas Municipais do Brasil na quinta-feira, dia 12. O evento, realizado no Clube da Cultura, também marcou a comemoração do 1º Aniversário do Canil da Guarda Civil de Capivari.

Os participantes de cerca de 20 cidades foram recepcionados com um café da manhã e logo após participaram de uma solenidade de abertura. Na ocasião, o Secretário de Segurança, Gamaliel Lourenço de Sousa, falou sobre a importância da Guarda na segurança pública municipal e agradeceu a presença de todos. “É um orgulho sediar este campeonato, principalmente hoje que a nossa guarda comemora o primeiro ano do canil. Que esta seja a primeira de muitas outras oportunidades”, disse.

O vice-prefeito, Vitor Hugo Riccomini, também esteve presente e, durante a sua fala, ressaltou o trabalho da Prefeitura na valorização da Guarda Municipal de Capivari. “Nós fizemos diversos investimentos para que, primeiramente, a Guarda se sentisse motivada a trabalhar, como o aumento da frota, renovação do fardamento, cursos de qualificação, entre outros. Agora com o concurso público teremos mais 20 membros que serão incorporados à Guarda”.

“O campeonato tem como objetivo reunir guardas de São Paulo e de todo País. É uma forma de conhecermos outras corporações e ficarmos mais próximos”, ressaltou o Guarda Municipal de Itapevi, Celestino. O município auxiliou na formação dos guardas do canil de Capivari e doou dois cães. Itapevi já realiza este trabalho há seis anos e conta com sete guardas, divididos em duas equipes com três cães.

Outro município que também doou um cão para Capivari foi Santana do Parnaíba que marcou presença no evento. “Esta é uma oportunidade de integração entre os guardas para a troca de conhecimento. O campeonato é muito importante, pois além de discutirmos sobre os cães também falamos sobre diversos assuntos dentro da área de segurança pública”, contou o sub inspetor, Pittner, Santana do Parnaíba. A corporação que conta com 14 cães e 15 guardas realiza trabalhos de localização de entorpecentes e tem a previsão de iniciar em abril um trabalho nas escolas.

Os cães recebem treinamentos de aproximadamente seis horas diárias com intervalos. Geralmente estes animais trabalham por oito anos e aposentam.

Há um ano na cidade, o Canil conta com sete cães das raças, Rottweiler, Pastor Alemão Capa Preta, Labrador e Pastor Malinois e quatro Guardas Municipais que diariamente treinam e adestram os cães para os trabalhos nas ruas de faro e ataque, contribuindo nas mais diversas ocorrências que envolvem detecção de entorpecentes e no controle de distúrbios da ordem pública. Os cães participam também de apresentações em campeonatos e de cunho educativo nas escolas da cidade.

 

Vencedores

 

A competição foi dividida em duas etapas, além do simulado de situações reais de abordagem policial com utilização de cães, houve também a prova de faro na busca por entorpecentes. Na classificação geral o Guarujá ficou com o primeiro lugar e foi premiado com um cão.

As demais guardas que ocuparam os primeiros lugares receberam troféu e coleira para os cachorros. Acompanhe a classificação:

 

Prova de Faro:

1º lugar: Itapevi (100 pontos)

2º lugar: Salto (100 pontos)

3º lugar: Diadema (100 pontos)

 

Imobilização Cinotécnica:

1º lugar: Guarujá

2º lugar: Salto

 

Abordagem Policial:

1º lugar: Guarujá

2º lugar: Salto