Capivari terá Plano de Mobilidade Urbana

Município vai debater e iniciar redação do projeto em seminário na quinta-feira, 31, na Câmara Municipal

Na terça-feira, 22, os secretários de Transportes Públicos e Trânsito, Roberto Angelini, e de Projetos, Convênios e Captação de Recursos, Ivan Rosatto de Carvalho, e o procurador jurídico Anselmo Carabaca estiveram no lançamento do primeiro Simpósio do Plano de Mobilidade Urbana de São Vicente.

O programa de Mobilidade Urbana é obrigatório a todos os municípios com mais de 50 mil habitantes e direciona o crescimento no transporte público e as alternativas para mudanças no que se refere às formas de locomoção de cada cidade. “É um apontamento de como iremos crescer nos próximos 50 anos. É um plano progressista”, explica o procurador.

O próximo passo será a realização do primeiro Seminário Municipal de Mobilidade Urbana, na quinta-feira, 31, às 14h, na Câmara Municipal. Na ocasião, terá início a redação do Plano de Mobilidade Urbana de Capivari. Todos os interessados poderão participar da audiência, que terá palestras do gestor de projetos Daniel Cassio, do secretário de Habitação de São Vicente, Emerson dos Santos, e do chefe de governo de Paulínia, Jaime Donisete.

O plano será elaborado por uma Comissão Mista, formada por membros dos poderes Executivo e Legislativo, nomeados por decreto municipal do prefeito Rodrigo Abdala Proença (PPS).

Política Nacional

Todas as diretrizes e normas do Plano de Mobilidade Urbana serão elaboradas com base na lei 12.578 (Política Nacional de Mobilidade Urbana), que reúne um conjunto de regras que visam estimular o uso dos transportes coletivos, a oferta e a ampliação do sistema público.