Capivari termina em 2º nos Jogos Regionais e se garante na 1ª divisão em 2014

Resultado é o melhor já conquistado pelo município, que competiu contra outras 35 cidades; delegação capivariana faturou 45 medalhas, sendo 28 de ouro

Capivari fez história nos Jogos Regionais 2013, disputados em São Carlos, de 17 a 27 de julho. O município terminou em segundo lugar, com 153 pontos, e se garantiu na primeira divisão da competição em 2014.

O resultado é o melhor já conquistado pela cidade, que vinha de uma sequência de dois quarto lugares em 2011 e 2012. Com cerca de 250 atletas, a delegação capivariana competiu em 17 modalidades e faturou 45 medalhas: 28 de ouro, dez de prata e sete de bronze.

O desempenho de Capivari foi recebido com satisfação pelo secretário da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Murilo Castellani, mas não surpresa. “Realizamos um bom planejamento e buscamos oferecer uma boa estrutura aos atletas. Quando se trabalha com seriedade e empenho, o resultado natural é o sucesso”, diz.

Para o prefeito Rodrigo Abdala Proença (PPS), o resultado inédito obtido por Capivari atesta o bom trabalho desenvolvido pela Sejel. “O segundo lugar mostra que o trabalho está sendo bem feito. Estamos no caminho certo”, avalia.

Ele destaca também o empenho da delegação capivariana. “Temos de elogiar os mais de 200 atletas e também os profissionais, como treinadores, motoristas e cozinheiros, que trabalharam na competição. Todos estão marcados na história esportiva de Capivari”, afirma o prefeito. 

Primeira divisão

Com 242 pontos, Agudos ficou com o título dos Jogos Regionais. Os dois primeiros colocados sobem para a primeira divisão, que é disputada por dez cidades. No próximo ano, Capivari competirá com algumas das principais forças esportivas do Estado, como Piracicaba (campeã em 2013), São Carlos e Bauru.

Mesmo sem cidade-sede definida para os Jogos Regionais de 2014, a Sejel já começa a pensar na edição do próximo ano. “O nível de dificuldade da primeira divisão é muito maior, sabemos disso. Mas vamos trabalhar muito para conseguir um bom desempenho e permanecer na primeira divisão”, afirma Castellani.

Investimentos

Além do bom desempenho esportivo, Capivari chamou atenção nos Jogos Regionais pelo “visual”. A Sejel adquiriu novo conjunto de agasalhos para todos os atletas, além de uniformes para algumas modalidades, como basquete e futsal feminino.

Também foram comprados 120 colchões infláveis para a acomodação da delegação em São Carlos. Para a preparação dos competidores de atletismo, o município investiu ainda na aquisição de materiais para treinamento, como dardos, martelos, discos e pesos.

Além da organização da Sejel, a participação de Capivari na 57ª edição dos Jogos Regionais teve o apoio das Secretarias da Educação e da Saúde, da Guarda Municipal e do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Medalhistas

Entre as 22 modalidades em disputa nos Jogos, Capivari teve competidores em 17, conquistando medalhas em sete delas: atletismo, ginástica rítmica, judô, karatê, capoeira, tênis de mesa e taekwondo. Abaixo, confira os medalhistas por modalidade.  

Atletismo: Bruno de Lima Abel (bronze no lançamento de dardo, no arremesso de peso e no lançamento de disco), José da Silva Neto (prata nos 10 mil metros rasos) e Caroline Forti Mendes (prata no lançamento de martelo).

Ginástica rítmica: Andressa Oliveira Santos (ouro na bola e nas maças) e Giovana Sousa Morais Formigari (ouro na fita e nas mãos livres). Por equipe (ouro no conjunto).

Judô: Stela Pereira (ouro no peso ligeiro), Tais Giatti da Cruz (ouro no meio leve), Chirlene dos Santos (prata no médio), Vanilde Almeida da Cruz (ouro no meio pesado e prata no absoluto), Caroline Forti Mendes (pesado), Valmir de Almeida (prata no super ligeiro) e Helio Forti Talassi (bronze no ligeiro).    

Taekwondo: Maria Rayla (ouro até 67 kg), Raissa Conceição (ouro acima de 67 kg), Genilson Nunes (ouro até 58 kg), Carlos Lopes (ouro até 80 kg) e André Goulart (ouro acima de 80 kg).

Karatê: Edison Zuin (prata no kata e ouro no kumite 75/80 kg), Rafael Barrichelo (prata no kumite 60 kg), Lucas Pincelli (ouro no kumite 60/67 kg), Hernane Verissimo (ouro no kumite 65/70 kg), Deivid Nascimento (ouro no kumite 70/75 kg), Henan Costa (ouro no kumite +80 kg), Heloiza Leu (ouro no kata), Thauana Miori Schiavon (ouro no kumite -53 kg), Gabriela Aparecida Pereira (ouro no kumite 53/60 kg), Rafaela Stefani (ouro no kumite +60 kg) e Kelly Cristina Zuin (prata no kumite absoluto). Por equipe (ouro no kata e bronze no kumite masculino; ouro no kata e no kumite feminino).           

Capoeira: Marília dos Santos Ferraz (ouro no peso leve), Euclides Ribeiro Matias (ouro no leve), Marcos Sabino Fernandes (bronze no médio) e Osenil Pires (prata no pesado).

Tênis de Mesa: Israel Pereira Stron (prata) e Danielle Rauen (ouro).

Capivari termina em 2º nos Jogos Regionais e se garante na 1ª divisão em 2014Capivari termina em 2º nos Jogos Regionais e se garante na 1ª divisão em 2014Capivari termina em 2º nos Jogos Regionais e se garante na 1ª divisão em 2014Capivari termina em 2º nos Jogos Regionais e se garante na 1ª divisão em 2014Capivari termina em 2º nos Jogos Regionais e se garante na 1ª divisão em 2014Capivari termina em 2º nos Jogos Regionais e se garante na 1ª divisão em 2014