Capivari: Universitários de Engenharia Mecânica desenvolvem projeto na escola Januária.
Projetaram e construíram um motor com diferencial de temperatura, utilizando latas, bexigas, palha de aço e outros materiais de uso comum.
O Programa Escola da Família da escola Estadual Professora Maria Januária Vaz Tuccori, da cidade de Capivari/SP foi o laboratório ideal para que os alunos Lucas Luís Alves, Rozinei Parizzi e João Flausino, do 4º ano de engenharia mecânica da Faculdade Anhanguera de Santa Barbara D’Oeste/SP pudessem desenvolver um motor de combustão externa que funciona com diferencial de temperatura.
O projeto é parte integrante da disciplina Transferência de Calor, ministrada pelo professor Furlan que previa a construção de um protótipo do motor Stirling, que foi projeto em 1816 pelo inventor escocês Robert Stirling como forma de rivalizar com as máquinas a vapor como propulsor industrial.
Simples e complexo ao mesmo tempo, o projeto dos alunos foi desenvolvido em três semanas. A simplicidade pode ser vista nos materiais utilizados: 01 tampa de lata de desingripante, 01 balão numero 8 e uma tampa de garrafa pet deram forma e funcionamento ao cilindro de ar frio. O pistão quente foi feito em Palha de aço; 02 mangueiras 6mm utilizadas para transportar ar frio da câmara até o cilindro; Silicone para alta temperatura foi utilizado na vedação das junções do protótipo; moedas de 5 centavos foram transformadas em mancais para alinhamento e deslizamento do virabrequim e 04 CD’s utilizados na construção do disco/polia.
Já o lado complexo do projeto, de acordo com os alunos foi os ajustes precisos para que o motor funcionasse com um ciclo termodinâmico composto de 4 fases e executado em 2 tempos do pistão: compressão Isotérmica (Temperatura constante); aquecimento isocórico (volume constante); expansão isotérmica e arrefecimento isocórico, o que permitiu a movimentação dos êmbolos das câmaras fria e quente que trabalham com uma diferença de 90° entre si, transmitindo rotação para o virabrequim e este para o disco/polia construído com os CD’s.
Na ultima quarta-feira (13) os alunos apresentaram o projeto na faculdade e como previsto no relatório validado pelo professor Furlan, os universitários, em forma de agradecimento e de contribuição social, doaram o protótipo para a escola Januária que poderá utilizar nas aulas práticas de física e química, auxiliando professores e alunos. A entrega aconteceu neste sábado (16) ao vice-diretor do Programa Escola da Família, professor Adriano Nicola que esteve acompanhado da aluna do 2º ano ‘A’ Francielly Vieira Machado de Souza, 1ª Secretária do Grêmio Geração Coca Cola.
Os autores do projeto aproveitaram para fazer uma demonstração aos alunos e participantes do Programa Escola da Família e se colocaram a disposição do Programa para a realização e desenvolvimento de novos projetos.
Por: Redação