Capivari: Vereadora Gil defende que Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros sejam “exterminadas”

Em uso da tribuna livre na última sessão camararia, a Vereadora Gilceane Orosco Malto (PSC) disse que se sente satisfeita com a atual situação da Santa Casa de Misericórdia de Capivari e com a saúde pública do município.

Porém, sobre as Unidades Básicas de Saúde nos bairros, ela defende que sejam “exterminadas”.

“O prédio da delegacia praticamente é nosso, na minha visão o próximo prefeito tinha sim, que levantar um posto de saúde gigante, grande, e concentrar, acabar com as UBS, sempre falei isso extermina as UBS dos bairros e concentra tudo em um único lugar, UPA infelizmente, esquece, isso aí não tem possibilidade de reabrir, mas um posto de saúde único central, temos que ter”, disse a Vereadora.

A ideia da Vereadora é um retrocesso, se observarmos a função das Unidades Básicas de Saúde e sua importância nos bairros (listadas abaixo), além disso, se considerarmos que todas as coisas que não funcionam por ingerência ou incompetência devessem serem “exterminadas”, seria o fim de muitas coisas que foram criadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

FUNÇÃO DA UBS:

  • Conhecer a realidade da população (diagnóstico epidemiológico).
  • Elaborar plano de saúde com base no diagnóstico. Desenvolver ações de vigilância à saúde atuando no controle de doenças.
  • Prestar atenção integral resolvendo a maior parte dos problemas da saúde detectados.
  • Organizar os serviços estabelecendo vínculos, desenvolvendo ações educativas e inter- setoriais.
  • Garantir atendimento ininterrupto, de todas as atividades oferecidas pela Unidade, inclusive durante o horário de almoço, reuniões gerais e treinamento dos profissionais, com revezamento dos trabalhadores das diferentes categorias.
  • O processo de trabalho deve estar integrado aos demais níveis de atenção do sistema de saúde garantindo continuidade e qualidade da atenção e articulado aos demais setores da sociedade.

Sobre as eleições a vereadora, parabenizou o Vereador Dr. André pela ida ao PMDB, sobre a ventilação do nome do Dr. Reis como pré-candidato, afirmou: “André é corajoso enquanto o Dr. Reis, se vier uma batidinha ele desiste e sai fora”.