Capivari: Vereadores Mateus Scarso, Professor Bolinha e Tetê Borsari querem doação de terreno ao Instituto Federal
Os vereadores Mateus Scarso (PMDB), Domingos Antônio Cláudio (PMDB) e Telêmaco Tonetti Borsari (PDT), acompanhados de Elielson de Andrade, visitaram o Instituto Federal (IFSP), na segunda-feira, 26, em Capivari.
Reunidos com o diretor Waldo Luis de Lucca, os parlamentares buscaram informações sobre a situação do terreno onde funciona a instituição. Segundo Mateus Scarso, o instituto deseja ampliar a oferta de cursos e infraestrutura. Para tanto, necessita fazer investimentos no local, mas não pode porque o imóvel pertence à Cnec, que por um prazo de 25 anos o concede ao IFSP. “Há um impasse, pois o Instituto Federal quer ampliar sua estrutura para oferecer mais cursos e melhor condição aos alunos, mas não pode porque não é dono do terreno”, explica.
O vereador comenta que a Prefeitura de Capivari doará um terreno ao IFSP. “A Prefeitura precisa mesmo abraçar esta ideia e disponibilizar o terreno para que o IFSP possa fazer seus investimentos e aumentar a disposição de cursos para Capivari e região, e o Poder Executivo precisa assumir este compromisso, documentado, pois em educação não se pode medir esforços, tem mesmo que investir”, diz.
Scarso acredita que a Prefeitura também deva disponibilizar a infraestrutura necessária para o novo campus. “Além de doar o terreno, a Prefeitura tem que assumir o compromisso que dará todo suporte à infraestrutura para total acesso ao futuro campus do Instituto Federal”, afirma.
O vereador Professor Bolinha (PMDB) fala da visita e enfatiza a necessidade de apoiar o IFSP na conquista de um terreno próprio. “Acredito que a educação de Capivari mereça ter seu espaço para que o IFSP evolua e possa oferecer mais cursos e mais vagas para todos”, diz o vereador, que completa: ”Se o governo municipal fizer a gestão para que a Cnec ceda o terreno onde está o IFSP, e se der um incentivo para que o Instituto Paula Souza se mude para lá, formando assim, um campus, será muito proveitoso para Capivari, acredito que ter escola federal sem custo no município é uma grandeza”.
Elielson de Andrade informa que esteve presente por ser formado em Analises e Desenvolvimento de Sistemas, um dos melhores cursos do Instituto, segundo Elielson, se na época que iniciou sua formação o curso do Instituto já estivesse disponível em Capivari ele não teria gasto tanto para se formar. “Temos a oportunidade de ter uma das melhores instituições de ensino em nossa cidade e faremos todo o possível para que esta cresça e ajude a desenvolver Capivari”, afirmou Elielson.