Capivari:4 a 9 de novembro: Capivari realiza Semana da Inclusão

Mais de 400 pessoas participaram e se emocionaram na abertura da Semana da Inclusão 2013 de Capivari que ocorreu na noite de segunda-feira, 4, no Salão da Matriz São João Batista. Realizado pela Secretaria da Educação, com apoio das demais secretarias municipais, Ceameec (Centro de Apoio Multidisciplinar em Educação Especial de Capivari) e Apae, o evento teve a presença da deputada estadual Célia Leão (PSDB), que relatou como superou a perda dos movimentos das pernas após sofrer um grave acidente aos 18 anos de idade.

A princípio, segundo a deputada, não foi nada fácil aceitar, mas a morte do seu pai, um ano após o acidente, a fez compreender melhor a situação. “O olhava no caixão inteiro e sem vida e olhava para mim, pela metade, e com vida. E aí comecei a dar valor a minha existência”, comentou. “Hoje, para mim, andar é como um par de brincos, ou seja, um acessório, nós colocamos para ir numa festa para ficarmos mais bonitos, mas nada impede de irmos à festa sem ele, porque é apenas um acessório.” Durante toda a palestra, Célia Leão ressaltou a importância da inclusão dos deficientes, do não preconceito e do amor pela vida e alertou: “Se somarmos as minorias, elas se tornam a maioria”.

Mas antes de falar sobre a sua trajetória e superação, Célia Leão é quem foi surpreendida pelas contadoras de histórias mirins da EICAP Lúcia Rosária Armelin Stefanini que, de forma comovente, relataram a vida da deputada com detalhes que arrancaram-lhe lágrimas e suspiros. Ao final, as alunas foram aplaudidas em pé pelas centenas de presentes, entre os quais estavam o prefeito de Capivari, Rodrigo Abdala Proença (PPS), o vice-prefeito, Vitor Hugo Riccomini (PTB), o secretário da Educação, Nadir Assalin, o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente e Transportes Públicos e Trânsito, Roberto Angelini, a secretária da Comunicação Social, Andréa Bombonatti, o secretário de Habitação, Arlindo Batagin, o diretor do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), Alessandro Chaguri, a diretora de Eventos, Adriana Panza, o vereador Flávio Carvalho (PSDB) e o diretor da Apae Giovanni Gardin.

Para tornar a noite ainda mais especial, a dupla Sônia e Marco, do Conservatório de Salto, fez uma apresentação musical, seguida pelo trio capivariano Miguelito, José Pellegrini e Vitor Priante.

 

Premiações

Na abertura da Semana da Inclusão, a frase – que se tornou o slogan do evento deste ano – foi revelada, depois de acirrado concurso que abrangeu todas as escolas: “Não ao preconceito. Sim ao respeito”, do aluno Gabriel Amâncio da Escola Laura Quagliato Pacheco. Assim ocorreu também com o mascote, cujo autor vencedor foi o aluno Enzo Sachs, também da Escola Laura Quagliato Pacheco.