Capivari:Ações de combate a Dengue são intensificadas no Cemitério São João Batista
O Cemitério São João Batista iniciou há cerca de um mês ações para combater a reprodução do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da Dengue. A iniciativa do gestor do Cemitério, Júlio Cesar Ambrosini consiste em atitudes diárias e continuas para o combate.
“Todos os dias, os funcionários responsáveis pela limpeza retiram objetos que possam acumular água, viram os vasos ou depositam areia para dificultar o acumulo da água. Aos finais de semana, quatro pessoas, que cumprem serviço comunitário no Cemitério, fazem a fiscalização e eliminação dos focos”, explica Ambrosini.
As orientações para o combate são realizadas pela Vigilância Sanitária que visita regularmente o local para inspeção e intensificação do trabalho. “O trabalho é eficaz. Iniciativas como essas auxiliam a VISA e mantém a população mais distante de focos. Nessa luta contra a Dengue precisamos unir forças e para isso a colaboração da população é imprescindível. 10 minutos semanais são eficazes na busca de focos nos quintais e locais de trabalho”, explica a Secretária da Saúde, Eliane Piai.
Os dados atualizados da dengue apontam que até o momento foram registradas 567 notificações, sendo que 412 casos foram confirmados e 155 deram negativo. Deste montante, 367 casos são de Capivari, 27 importados e 18 estão sob investigação.
Investimentos no Cemitério Municipal
Desde o início de 2013, a Prefeitura de Capivari investiu na manutenção e limpeza do Cemitério Municipal. Em janeiro deste ano, uma equipe fixa de limpeza trabalha na manutenção do local para garantir que a capinação e a roçagem sigam sempre em ordem com qualidade e agilidade em fevereiro, ocorreu o calçamento das ruas em toda a extensão da área nova de sepultamento, com investimento de R$ 300 mil reais. As ações somam as melhorias alcançadas em 2014 como a construção do almoxarifado, banheiros e portaria acessíveis, além da reforma do refeitório dos funcionários.