Capivari:Defesa Civil elabora Plano de Ação Imediata para “Operação Verão”

PAI define ações de prevenção e gerenciamento para casos de enchentes entre 1º de dezembro e 31 de março de 2014, período com maior incidência de chuvas

Para minimizar o impacto de eventuais desastres naturais durante a “Operação Verão”, entre 1º de dezembro e 31 de março de 2014, período com maior incidência de chuvas, a Defesa Civil elaborou o Plano de Ação Imediata (PAI), que define ações de prevenção e gerenciamento em casos de enchente.

O assunto foi tema de reunião convocada pelo prefeito Rodrigo Abdala Proença (PPS) no fim de novembro. O encontro contou com representantes da Defesa Civil, Gabinete, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Fiscalização de Posturas, Saúde, Saae, Inclusão e Desenvolvimento Social, Comunicação, Ouvidoria, Jurídico e Habitação.

Além de especificar as atribuições de cada Secretaria e Diretoria da Prefeitura em situações de enchentes, o PAI serve como instrumento de informação à população, indicando, por exemplo, os contatos para atendimentos de emergência: 199 e 3492-3186 (Defesa Civil) e 153 e 3491-1311 (Guarda Municipal).

Com esse planejamento, diz o diretor da Defesa Civil, Ricardo Lourenço de Souza, o objetivo é “evitar, na medida do possível, danos maiores às pessoas”, como também orientá-las sobre “locais que podem ser atingidos pelas enchentes, como agir no trânsito, em seus imóveis e em relação à saúde e à segurança”.

Durante a “Operação Verão”, instituída pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), a Defesa Civil, explica Souza, intensifica os trabalhos de monitoramento do nível do Rio Capivari, acompanhamento de índices pluviométricos e boletins meteorológicos, vistorias de campo e aferição da régua (instrumento que auxilia nas ações preventivas de alerta e retirada de famílias que vivem em áreas de risco e ribeirinhas).

 

Estruturação

Ao longo do ano, a Defesa Civil tem desenvolvido trabalhos de conscientização e estruturação. O órgão iniciou no primeiro semestre um projeto de apresentação de palestras com temática ambiental em escolas municipais, estaduais e particulares. Entre outros temas, a atividade aborda como a ação do homem interfere no meio ambiente e contribui para a ocorrência de enchentes.

Atendendo determinação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), o município agora possui um órgão criado especificamente para atuar na prevenção e gerenciamento de desastres – sejam eles naturais ou provocados pelo homem. Trata-se da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec).

Com a criação da Comdec e a inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), o órgão conseguiu obter o “Cartão de Pagamento de Defesa Civil”, concedido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil para o repasse de recursos da União para situações de emergência ou estado de calamidade pública.

Dando continuidade aos trabalhos de planejamento, o órgão realiza na terça-feira, 10, às 9h, na Câmara Municipal, a primeira reunião do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), com o objetivo de discutir políticas públicas para o plano de gestão da Defesa Civil.

Plano de Ação Imediata foi apresentado pela Defesa Civil durante reunião convocada pelo prefeito, em novembro