Capivari:Estudantes têm dia de aula em fazenda

Cerca de mil alunos de 2º ano das escolas municipais experimentaram uma atividade pedagógica diferente: interagindo com animais e plantas, eles aprenderam sobre a importância da preservação ambiental

Não entendi o que são aracnídeos”, indagou Eduardo Souza Viegas, 7 anos, ao ser apresentado ao bicho-pau. Enzo Moraes, também de 7 anos, entre tanta diversidade, preferiu as formigas. “Que formigário legal”, exclamou, ao conhecer como vivem e se organizam esses insetos. Os garotos até pareciam estar num passeio, mas o contato direto com a natureza era uma aula ao ar livre no Centro de Educação Ambiental Pacheco Borba (CEA), da Fazenda Santo Antônio, na zona rural de Capivari.

A experiência pedagógica foi vivida pelos cerca de mil estudantes de 2º ano das escolas municipais ao longo das últimas duas semanas. “É um projeto pioneiro da Rede Municipal de Ensino”, disse o secretário da Educação, Nadir Assalin, na sexta-feira, 9, último dia de visita das crianças ao CEA.

Conduzidos por monitores, durante cerca de três horas de atividades, os estudantes, divididos em grupos de 25 a 30, conheceram e interagiram com plantas, animais e outros elementos da natureza, como a água, o clima e algumas formações rochosas de bilhões de anos. A aula na fazenda incluía também passagem pelo borboletário, formigário, centro meteorológico e relógio de sol.

A criança quer pegar, aprender e aqui tem essa oportunidade. Para preservar a natureza, ela precisa conhecer. Conhecendo, ela amará e assim se preocupará em cuidar”, explicou o engenheiro agrônomo Oscar Tanner Filho, um dos monitores do projeto. “Com iniciativas como essa, a Prefeitura está no caminho certo para formar cidadãos conscientes sobre a necessidade da preservação ambiental”, acrescentou.

Segundo Assalin, a visita serviu como complemento ao conteúdo trabalhado com estudantes de 2º ano na apostila Anglo. “O que os alunos estão aprendendo na teoria em sala de aula, aqui no Centro de Educação Ambiental eles conhecem na prática. É uma atividade que enriquecerá muito o processo de aprendizagem das crianças e será inesquecível para elas”, afirmou.

CEA

Fundada por volta de 1870, a Fazenda Santo Antônio concentra suas atividades no cultivo de cana-de-açúcar. A riqueza de recursos naturais levou, em 2001, à criação do CEA. Além de estudantes de ensino fundamental de escolas da região e da capital, o local atrai universitários de áreas como biologia.

Em _sala de aula_ diferente, estudantes visitam atrações do CEA (3)