Capivari:Novas viaturas fazem número de ocorrências atendidas pela Guarda Municipal crescer 350%

Com frota renovada e mais econômica, corporação aumentou em 350% presença nas ruas de Capivari; secretário fala em “ganhos quantitativos e qualitativos para a segurança”

Meses após a Prefeitura renovar totalmente a frota da Guarda Municipal com a locação de 13 veículos zero km, os benefícios desse investimento começam a aparecer não apenas em forma de economia com manutenção dos veículos, mas na eficiência dos trabalhos da corporação, que registrou crescimento de 350% no número de ocorrências, se comparado janeiro (143 ocorrências) e agosto (504 ocorrências).

A soma de todos os atendimentos do primeiro quadrimestre (969), ainda quando a Guarda Municipal utilizava a frota antiga, resulta em média mensal de 242. Já entre maio e agosto, período em que a corporação trabalhou com as novas viaturas, a média de ocorrências registradas por mês foi de 392 (total de 1.568 no período).

Segundo o secretário da Defesa Social, Gamaliel Lourenço de Souza, a troca das viaturas trouxe “ganhos quantitativos e qualitativos para a segurança”. Além de aumentar a frota da corporação, permitindo maior presença da Guarda Municipal nas ruas, as novas viaturas, com motores flex, são mais econômicas em relação aos veículos anteriores. “Atendemos mais e com maior economia”, diz.

Enquanto teve, em média, oito viaturas rodando de janeiro a abril (circulação total de 78.528 km), com consumo mensal de aproximadamente 2,4 mil litros, no segundo quadrimestre a proporção foi de 16 veículos nas ruas todos os meses (total de 95.053 km), gastando cerca de 2,9 mil litros.

“Traduzindo esses números, significa que a Guarda Municipal passou a ter o dobro de viaturas nas ruas, aumentando em 21% os quilômetros percorridos e em apenas 20% o gasto de combustível. Proporcionalmente, com as viaturas antigas, se rodássemos 21% a mais, a elevação dos gastos com combustível seria bem superior a 20%”, afirma Souza.

A relação de atendimentos da corporação é predominantemente formada por ocorrências criminais, mas abrange também patrulhamentos, rondas, segurança e cobertura de eventos, acompanhamento de acidentes de trânsito e apoio às polícias Militar e Civil, ao Corpo de Bombeiros e à Defesa Civil, entre outros órgãos solicitantes.