Capivari:Projeto de lei de autoria do Vereador Mateus Scarso para combate à dengue, é aprovado por unanimidade
O Projeto de Lei 011/2015, de autoria do vereador Mateus Scarso (PMDB), que incentiva o cultivo das plantas “Citronela” e “Crotalária” como método de combate à dengue, foi aprovado por unanimidade, na 14ª Sessão Ordinária, na segunda-feira, 4, na Câmara Municipal de Capivari
Durante a discussão do projeto, Mateus Scarso ressaltou a importância dessas plantas no combate à proliferação do Aedes aegypt, e, ainda acrescentou que as sementes poderão ser distribuídas aos munícipes, gratuitamente, pelo Poder Executivo. “Muito além de um projeto, este é um mecanismo de combate à proliferação do mosquito da dengue, já usado em alguns municípios, que fizeram plantação em vias públicas e áreas verdes, e constataram uma diminuição significativa da doença”, afirma.
Para Scarso, a medida é preventiva e, assim como em outros municípios, será eficiente em Capivari. “Eu creio que é um método que devemos aplicar em Capivari para podermos ver uma diminuição dos mosquitos no próximo ano”, disse.
O vereador, no entanto, não descarta a responsabilidade do cidadão, de manter a cidade limpa, para evitar focos de proliferação do mosquito. “Esse é um método a mais para tentar diminuir a proliferação da dengue, mas o projeto não isenta o cidadão de se autopoliciar, eliminando os criadouros em sua casa, nas ruas, evitando deixar água parada, fazendo sua parte em casa, juntamente com o poder público municipal”.
Ainda segundo Scarso, a planta gera uma flor bonita, e ele sugere que as sementes sejam produzidas e distribuídas no Viveiro Municipal. “Após o prefeito sancionar a Lei, nós passaremos ao cultivo, disponibilizando as sementes gratuitamente à população, no Viveiro Municipal, inclusive, é bom ressaltar que a crotalária é uma flor bonita e vai embelezar o jardim de quem cultivá-la”, finaliza.