Capivari:Vereador Mateus Scarso quer programas mais eficientes para combater desperdício de água
O vereador Mateus Scarso (PMDB) cobrou a união dos poderes Legislativo e Executivo na implantação e execução de programas mais eficientes no combate ao desperdício de água em Capivari. A cobrança se deu durante a fala do parlamentar na Tribuna Livre da 1ª Sessão ordinária, na segunda-feira, 2, na Câmara Municipal de Capivari.
Scarso afirma que fará uma indicação ao Poder Executivo para a implantação desses programas. Ele solicita o apoio de todos os vereadores, para que todos assinem a indicação para a implantação de um programa de bônus pela economia de água. “Quero muito fazer essa indicação em conjunto com os demais vereadores, pois nós estamos acompanhando os noticiários sobre a crise hídrica na região sudeste e no Estado de São Paulo, e, mesmo Capivari sendo uma cidade rica em água, esta é uma maneira de começarmos a mudar nossos conceitos, alertando a população, orientando sobre como economizar água”, fala Mateus.
Sobre o impacto financeiro que o menor consumo de água provocaria na arrecadação municipal, Scarso comenta: “Eu sei que pode reverter em um impacto financeiro na autarquia SAAE, mas é importante a administração trabalhar, dar esse benefício, dar o suporte à população para que ela mude seu conceito a respeito do uso da água”, diz.
Para o vereador, a economia de água terá resultados positivos para o futuro. “Esta é uma questão que nós estamos projetando, não para o presente, e, sim para o futuro”, afirma.
O presidente da Câmara, Júnior Pazianotto (PPS) diz que apoia a iniciativa. “Esta questão está atualmente em todos os jornais do Brasil, e, eu estive conversando como prefeito, que talvez volte com o decreto de uso racional da água, porque infelizmente, quando você está sem o decreto, a população entende que dá para gastar mais água”, comenta o presidente.
Scarso reafirma que pretende ter o apoio de todos os vereadores. “Gostaria de ter o apoio de todos os pares, uma vez que nós somos representantes da população, temos que mudar o conceito e incentivar a população a mudar sua maneira de utilizar a água e pensar na cidade do nosso futuro, propondo programas e projetos de uso racional da água, a exemplo do que está sendo proposto em grandes cidades”, enfatiza Mateus.
PROGRAMA DE BÔNUS PELO USO RACIONAL DA ÁGUA
O vereador Mateus Scarso (PMDB), na Tribuna Livre da 1ª Sessão Ordinária, citou o exemplo da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), cujo programa prevê bônus de 10% de desconto para o imóvel com redução igual ou maior a 10% e menor do que 15% no consumo; quem tiver baixa no gasto de água de 15% a menos de 20%, terá uma redução na conta de 20%. E para o consumidor que fizer economia de 20% ou mais, o desconto é de 30% na conta. O bônus vem registrando a adesão de mais de 75% dos consumidores. (Fonte: Site Sabesp)