Cerimônia abre curso de requalificação da Guarda Municipal
Solenidade ocorreu na manhã de segunda-feira, 15, na Câmara Municipal; todo o efetivo da corporação passará por reciclagem
Cerimônia na manhã de segunda-feira, 15, na Câmara Municipal, abriu oficialmente o curso de requalificação dos quase 90 homens que formam o efetivo da Guarda Municipal. A solenidade, que reuniu diversas autoridades, faz parte da programação do aniversário de 181 anos de Capivari (celebrado em 10 de julho).
As atividades da cerimônia foram iniciadas com a execução do Hino Nacional pela banda da Guarda Municipal de Itapevi (cidade da Grande São Paulo), corporação responsável por aplicar o treinamento.
Secretário de Segurança de Itapevi, Kleber Ferreira Maruxo valorizou a aprendizagem que o curso vai proporcionar também aos instrutores. “Não estamos aqui na condição apenas de ensinar. Viemos para trocar experiências, para aprender com o que dá certo em Capivari e também ensinar o que dá certo em Itapevi”, afirmou.
O curso de requalificação é uma exigência da Polícia Federal e deve ser realizado anualmente. Em 2012, no entanto, o efetivo da GM não passou pela reciclagem.
“Devemos agir de forma correta, responsável. Temos o comprometimento de melhorar a estrutura e a preparação da Guarda Municipal e isso passa pela requalificação do nosso efetivo”, explicou o secretário da Defesa Social de Capivari, Gamaliel Lourenço de Souza.
Ele comemorou o fato de o curso ser oferecido sem custos aos cofres municipais, graças a um convênio firmado entre Capivari e Itapevi. “Um treinamento deste porte custa, em média, R$ 200 mil”, ressaltou.
Com carga horária de 80 horas, o curso tem atividades teóricas e práticas que buscam aprimorar e renovar conhecimentos, além de desenvolver habilidades dos agentes da GM.
O prefeito Rodrigo Abdala Proença (PPS) destacou a importância de o treinamento ser ministrado por instrutores da Guarda Municipal de Itapevi, corporação que ele disse ser “referência para as demais forças municipais de segurança do país”.
Atento às necessidades dos serviços públicos, o prefeito reforçou o compromisso do Governo Municipal em melhorar a qualidade da segurança em Capivari. “Faremos os investimentos necessários para melhorar a eficiência dos serviços públicos, como segurança e saúde”, afirmou.
Além do efetivo da corporação capivariana, homens das GMs de Rafard e Elias Fausto realizarão a requalificação, totalizando cerca de 120 alunos. Os participantes foram divididos em quatro turmas. Desenvolvidas em áreas de treinamento utilizadas pelo Tiro de Guerra, as aulas começaram ainda na segunda-feira, depois da cerimônia de abertura do curso.
Também participaram da solenidade, compondo a mesa oficial, os vereadores Júnior Pazianotto (PPS), Tetê Borsari (PDT) e Gillys Esquitini Scrocca (PTB), o ex-comandante da GM, Benedito Lourenço de Souza, o comandante do Tiro de Guerra, subtenente Ricardo Barbosa Mena, e o secretário de Defesa e Cidadania de Indaiatuba, Alexandre Guedes.
Mais fotos: CapivariOnline