Com participação de 29,9% da população, Capivari vence o Dia do Desafio
Apesar da conquista, secretário da Sejel reforça espírito do evento: “O importante não era vencer, mas estimular a prática de exercícios físicos”
Ao menos 14.548 pessoas, número que representa 29,9% da população capivariana, se dispuseram a praticar alguma atividade física na quarta-feira, 29, e deram o título do Dia do Desafio a Capivari, que competiu El Guarco, da Costa Rica. A cidade costarriquenha teve 13,9% de seus habitantes (3.480 pessoas) envolvidos no evento.
Com o slogan “Você se mexe e o mundo mexe junto”, a atividade foi coordenada no Brasil pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). Em Capivari, a entidade teve o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), na realização do evento.
Apesar da vitória, o secretário da Sejel, Murilo Castellani, faz questão de reforçar o espírito do Dia do Desafio. “O importante não era vencer, mas estimular a prática de exercícios físicos entre a população”, diz ele, que complementa: “Se parte dos participantes realmente adotar hábitos mais saudáveis, o objetivo do evento terá sido alcançado”.
Ao longo do dia, a Sejel estimulou a prática de caminhada e outras atividades físicas na Praça Central, como futebol, basquete, badminton, tênis de mesa, ginástica rítmica e vôlei para grupos da Terceira Idade. No fim da tarde, começou a chover e as atividades tiveram de ser interrompidas.
“Tivemos um resultado muito bom. Nem mesmo o mau tempo comprometeu a participação popular”, comemora Castellani. Além de escolas, academias físicas, empresas e membros do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) marcaram presença no evento.
Realizado anualmente em diversos países do continente americano, o Dia do Desafio tem por objetivo incentivar a prática regular de esportes. A ideia é que as pessoas interrompam suas atividades cotidianas para praticarem, ao menos por 15 minutos, exercícios físicos, adotando assim hábitos mais saudáveis.