Como medimos a temperatura? Por que agitamos o termômetro antes de medir a temperatura corporal?

A determinação da temperatura está baseada na aplicação do princípio zero e da primeira lei da termodinâmica. Quando dois corpos de temperaturas diferentes entram em contato, calor é transferido do corpo mais quente para o corpo mais frio. Esta troca de calor ocorre até que ambos fiquem com a mesma temperatura, isto é, em equilíbrio térmico.

            Quando dois corpos de mesma capacidade calorífica (p. ex., mesmo material) e de mesma massa, um a 30oC e outro a 40oC entrarem em contato, depois de algum tempo (se considerarmos que não houve perda de calor para a vizinhança), os dois estarão a uma temperatura intermediária. Neste caso, como a capacidade calorífica é a mesma e a massa também, eles ficarão a 35oC.

 

 temperatura

 

a) Sistemas com temperaturas diferentes; b) Após algum tempo em contato os sistemas entram em equilíbrio térmico e passam a ter a mesma temperatura. (Considerando que nada de calor foi transferido para a vizinhança).

 

Chacoalhando o termômetro clínico antes de medir a temperatura?

            Considerando a lei zero da termodinâmica, poderíamos pensar que é uma estupidez agitar o termômetro clínico antes de medir nossa temperatura corporal – o termômetro deveria entrar em equilíbrio e acusar nossa temperatura. No entanto, estes termômetros clínicos são usados para medir a temperatura do corpo, que normalmente é mais elevada que a temperatura ambiente; isto significa que logo após a medição, assim que o termômetro é retirado do contato com nosso corpo, a indicação da leitura começaria a cair, pois ele tenderia a entrar em equilíbrio com a temperatura ambiente (isso levaria a erros de medida). Por isso estes termômetros possuem um dispositivo de “trava” (pequeno estrangulamento logo acima do bulbo de mercúrio) para evitar que a temperatura diminua. Esta trava tem o objetivo de evitar que o mercúrio líquido da parte superior do capilar desce para o bulbo quando a temperatura esfrie – estes termômetros clínicos são considerados “termômetros de máxima”, isto é, permanece registrada a temperatura máxima da última medida (a não ser que o termômetro entre em contato com novo ambiente mais quente). Para recolher o líquido de volta ao bulbo, para realizar uma nova medida, devemos agitar o termômetro. Nos termômetros digitais existe um mecanismo semelhante e é por isso que devemos desliga-lo antes de uma nova leitura ou ativar o botão de rearme.

OBS – Como nosso corpo produz energia para manter a temperatura corporal constante, mesmo com o calor transferido do corpo para o termômetro não ocorre abaixamento da temperatura do corpo. Nosso corpo está constantemente transferindo energia para o ambiente; por isso em locais com muitas pessoas aglomeradas, a temperatura ambiente aumenta.

 

Daltamir