De olho na São Silvestre, Capivari lança projeto “Vamos Correr”
Aulas começam dia 31; meta inicial da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer é formar equipe para competir na tradicional prova de rua paulistana
Capivari pretende engrossar neste ano o número de inscritos para 89ª Corrida Internacional de São Silvestre. Para isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), lança no próximo dia 31 o projeto “Vamos Correr”.
Com aulas semanais (sempre às quartas-feiras), a partir das 19h, na Praça Central, a intenção da Sejel é difundir a corrida de rua entre a população e, por consequência, formar uma equipe de corrida.
“Nossa meta inicial é criar um grupo para participar da São Silvestre 2013”, conta o professor de educação física e diretor da Sejel, Rui Sanches. Com participação em dez edições da São Silvestre, oito maratonas (42 km), 40 meia maratonas (21 km) e duas provas no exterior (Argentina e Chile), será ele o responsável por comandar as aulas do projeto.
Tradicional prova de rua paulistana disputada sempre em 31 de dezembro, a São Silvestre tem percurso de 15 km e reúne, em média, 25 mil inscritos a cada edição.
“Vamos Correr”
O projeto tem como público alvo praticantes de atividades físicas, independente da modalidade. As aulas serão oferecidas em três níveis: iniciante, intermediário e avançado. Desse modo, cada aluno terá acompanhamento específico de acordo com seu grau de experiência em corrida de rua.
“A prática esportiva é extremamente benéfica à saúde”, diz Sanches. “Estamos oferecendo uma nova modalidade à população e esperamos ter boa adesão ao projeto”, complementa.
Como demonstram estudos populacionais, a lista dos benefícios da atividade física à saúde inclui, por exemplo, proteção contra diversos tipos de câncer, diabetes, complicações cardiovasculares, combate à obesidade, melhoria na circulação sanguínea e aumento da força muscular.