Defesa Civil finaliza Operação Verão em Capivari
Após quatro meses, a Operação Verão 2014/2015, realizada pela Defesa Civil, foi encerrada no dia 31 de março. A campanha coordenada no Estado de São Paulo, pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP), teve como objetivo preservar vidas e reduzir danos materiais durante a estação climática mais chuvosa do ano.
Neste período, a Defesa Civil intensificou as rondas preventivas nas áreas de risco do município passíveis de enchentes e alagamentos, além de realizar aferição do nível da régua do Rio Capivari, a cada duas horas, sendo que o nível é de 0,80cm. Para que as primeiras residências sejam atingidas pelas águas é necessário que seja atingido 1,95m na régua.
Segundo os dados da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, esse foi o verão mais chuvoso dos últimos 15 anos no Estado de São Paulo (a maior incidência de chuvas do período foi no verão de 2009/2010). Apesar de Capivari não ter registrado transbordamento da calha do leito do rio (enchentes), por diversas vezes nesse período, a Defesa Civil de Capivari realizou preventivamente a abertura antecipada da comporta da Represa Leopoldina.
O trabalho foi realizado juntamente com os funcionários da Raízen de Rafard, devido a precipitação pluviométrica dos municípios, Campinas e Monte Mor, águas que geograficamente passam pelo município de Capivari, essa ação diminuiu as chances da possibilidade de enchentes. Mesmo assim, no dia 20 de fevereiro, o município teve o aumento do nível do rio que atingiu a marca 1,80 metros, mas a abertura antecipada das comportas, facilitou a vazão das águas. “O objetivo da Operação Verão é criar um plano de prevenção a partir das informações técnicas e meteorológicas sobre chuvas, raios e descargas elétricas. Essa operação é realizada sempre de dezembro a março e leva em consideração o volume de chuvas da região, pois não é porque aqui choveu pouco que não vai haver enchente”, explicou o diretor, Ricardo Lourenço de Sousa.
As informações a respeito da precipitação pluviométrica desses municípios são fornecidas através do SIDEC (Sistema Integrado de Defesa Civil) e dos pluviômetros automáticos do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), onde diariamente são cadastradas informações dessa natureza e outras ocorrências, além do recebimento diário de SMS, com mensagens sobre a posição atual das chuvas e o seu deslocamento.
Durante a Operação Verão 2014/2015, foram registrados um acúmulo de 595,05 mm de chuvas em nosso município, sendo: 157,08mm em dezembro, 96,04mm em janeiro, 176,04mm em fevereiro e 164,90mm em março. Estes dados foram coletados pelo pluviômetro automático CEMADEN, instalado na sede administrativa/operacional da Defesa Civil de Capivari, no Bairro Jardim Elisa (rotatória do Biancchi). Também foram registradas diversas quedas de árvores, inclusive uma sobre um veículo no Bairro Jardim do Bosque no dia 16 de março, mas não houve relatos de feridos.