Dia Mundial da Saúde: Movimente-se contra o sedentarismo

Aulas de zumba, alongamento, caminhada, quick massage, orientação para automassagem, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, exposição e degustação de suplementos alimentares e produtos sem açúcar estão entre as atividades que prometem movimentar a população no período das 7h30 às 11h30 do próximo dia 16 de abril, no Parque da Rua do Porto.

A iniciativa é do Programa de Saúde Inteligente do Santa Casa Saúde que, em parceria com a Rede Drogal, coordena o II Movimento de Combate ao Sedentarismo para reverenciar o Dia Mundial da Saúde, comemorado hoje (7), e o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, lembrado em 26 de abril.

Com este desafio, enfermeiros e nutricionistas do Santa Casa Saúde se juntam a  educadores físicos da Prefeitura e profissionais de academias da cidade para coordenar as atividades que, segundo a enfermeira Terezinha Carvalho, uma das organizadoras do evento, deverão reunir cerca de 300 pessoas, entre usuários do Saúde Inteligente e público em geral.

“Nada melhor que comemorar a data com ações que, efetivamente, proporcionem bem estar ao mesmo tempo em que estimulam a reflexão sobre atitudes simples que podem, de fato, promover a qualidade de vida das pessoas ”, disse.

Terezinha lembra que a prática de atividade física regular promove efeitos fisiológicos importantíssimos, como aumento do metabolismo, redução da pressão arterial e do peso corporal, proporcionando saúde e bem estar.

Semelhante a anos anteriores, ações estimulam hábitos saudáveis de vida

Semelhante a anos anteriores, ações estimulam hábitos saudáveis de vida

Doenças crônicas são combatidas com atitude

Na análise do diretor técnico da Santa Casa e superintendente do Santa Casa Saúde, Ruy Nogueira, a realização do II Movimento de Combate ao Sedentarismo é uma ação que evidencia o comprometimento da Instituição e de seu plano de saúde com o bem estar  da população.

“Queremos promover a saúde de forma especial neste dia”, disse o médico, ao alertar para os riscos de doenças crônicas, a exemplo do diabetes, hipertensão, cardiopatias e doenças respiratórias, responsáveis por 70% das mortes no país.

Segundo ele, essas patologias podem ser prevenidas e controladas por meio de uma dieta saudável e do estimulo à prática de atividades físicas, conforme preconizam os programas de promoção de saúde e prevenção de doenças disponibilizados pelo Plano.

“Os testes ofertados neste dia permitem identificar  pessoas com risco para o desenvolvimento do diabetes e hipertensão e orientá-las a procurar por serviços de saúde para controle e acompanhamento”, disse.

Além de atividades físicas, o movimento oferecerá também massagem relaxante

Além de atividades físicas, o movimento oferecerá também massagem
relaxante