EAD – Mestrado e/ou doutorado?
Com o advento da globalização, foram provocadas mudanças prodigiosas em todo o mundo e ainda hoje a humanidade passa por revoluções provenientes da história.
O que pode ser constatado é que o mundo está mais acessível a todos, onde as pessoas podem fazer negócios, reuniões, aula em universidades, acessar bibliotecas e inúmeras outras atividades a milhares quilômetros de distância.
A internet tem sido uma ferramenta poderosa de ajuda ao trabalho, ao estudo, a diversão, às pesquisas e principalmente à velocidade das mudanças.
O EAD – ensino à distância cada vez mais coloca as pessoas em encontro com informações e não demorará o tempo em que no Brasil poderemos fazer mestrado e/ou doutorado nessa plataforma.
Essa é a pergunta que não quer calar e fica para esse artigo algumas colocações de uma pessoa que desde 2006 milita na área e que, modéstia a parte, trabalha numa instituição de ponta.
Se as instituições colocarem mestrado e/ou doutorado em Administração na plataforma EAD tenho plena convicção que teria uma enorme fila e um enorme filão a explorar. Por que isso não acontece?
Será que alguns mestres e doutores acham que aumentar a quantidade de colegas iria prejudicar o seu mercado?
Já que se fala tanto em democratização do ensino que tal propiciar aos alunos do norte, nordeste e outras regiões do Brasil que viajam milhares de quilômetros para ter essas titulações e ficam longe de suas famílias de poder estudar na forma EAD?
Iria economizar tempo e dinheiro dessas pessoas e suas respectivas organizações e ajudaria na melhoria da qualificação dos alunos e do país como um todo.
Podemos perder bens imóveis e muitas coisas, mas educação é e ficará permanente em nossas vidas, portanto mestrados e doutorados em Administração e outras profissões seriam muito bem vindos.
Se fizerem uma enquete aos meus colegas de profissão acho que boa parte deles concordaria com esse pedido e o que precisa é que o mesmo seja tão sério quantos os cursos presenciais.
Afinal, sou favorável a que o mercado dê oportunidades a todos a se qualificarem de maneira pragmática permitindo uma melhor qualidade de vida e ascensão na carreira.
Por isso convido a todos a nos permitirem democratizar o mercado e lançarem cursos de mestrado e dourado em EAD, por que não?
e – Robson Paniago é Administrador Tecnológico & Social