ÉTICA NO DIA A DIA
Tenho observado que escrever é um prazer e o mesmo não deve nunca se tornar uma obrigação e que temos que respeitar nossos leitores e ter pelos mesmos um carinho e atenção enorme.
Recebi do Presidente do Instituto de Ética dos Negócios, Douglas Linares Flinto, a incumbência de junto com ele organizar um livro sobre ética e que tratasse de colocar essa disciplina nas discussões e até como disciplina dos cursos de Administração, área que tenho atuação há muitos anos.
Senti muito honrado e muito feliz com o desafio e foram convidados os seguintes CEOs – Chiefs Executive Officers – Presidentes:
- CEO – MAN LATIN AMÉRICA – Roberto Cortes
- CEO – MARTINS – Walter Faria
- CEO – ORACLE – Cyro Diehl
- CEO PORTO SEGURO – Fábio Luchetti
- CEO – INSTITUTO DE ÉTICA NOS NEGÓCIOS – Douglas Linares Flinto
Devo dizer que o desfio foi extremamente proveitoso principalmente pelo momento que nosso país atravessa e confesso que falar de ética e praticá-la é de fundamental importância para nosso país e nossa gente.
Percebo muita descrença dos jovens a respeito do assunto tendo em vista os exemplos que eles observam na condução do país e também em organizações sejam elas públicas ou privadas.
Mas entendo que a mudança deve acontecer e para que a mesma aconteça entendemos que muitas pessoas repudiam o que está acontecendo no nosso país e tenho certeza que discutir o assunto e achar alternativas é a melhor solução.
Nossa modesta contribuição está sendo oferecida gratuitamente a todos através do seguinte link:
http://livroeticanodiaadia.org.br/2014/eticanosnegocios2.pdf
Espero que nossos leitores, administradores, amigos, políticos e público em geral que tenha interesse a respeito do mesmo possam usufruir desta modesta contribuição e que o assunto possa grassar nas escolas de Administração dentro e até fora do Brasil.
Quem ama seu país e sua gente não pode furtar de contribuir com seu pedaço de latifúndio nas mudanças e para que elas aconteçam temos que ter a tranquilidade e fazer o que tiver ao nosso alcance.
Quero crer que tudo que aprendi e pude usufruir com a luta da vida pode e deve ser retribuída de maneira que possamos construir algo melhor do que recebemos e isso passa por uma ética no dia a dia.
Sendo assim tenho a tranquilidade de dizer que não acredito em revoluções e sim em transformações aonde possamos mudar a qualidade de pensamento e essa qualidade de pensamento possa trazer ações de mudanças.
Ser ético é condição sine qua non de uma cidade melhor, organizações melhores e tudo isso nos levará a uma melhor ética no dia a dia…
e – Robson Paniago é Administrador Tecnológico & Social