FILOSOFIA EMPRESARIAL
Ainda nos dias de hoje, todos se perguntam qual o sentido de se estudar filosofia. Esta simples questão desencadeia uma série de argumentos que comprovam a importância desta vertente. A filosofia é uma investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem. É o amor à sabedoria e ao conhecimento.
Através dela podem-se desenvolver pensamentos críticos, auxilia nas tomadas de decisões, identifica valores e princípios e acima de tudo abre portas para o conhecimento e a verdade. O estudo da filosofia contribui muito para a formação da filosofia empresarial das empresas.
Este princípio é formado pelo conjunto de crenças e valores que orientam o estabelecimento dos rumos e das estratégias empresariais. Os princípios e os valores constituem a principal fonte de crescimento e maturidade das organizações, pois estabelece referências e limites de tolerância quanto ao comportamento pessoal e profissional dos indivíduos.
A filosofia empresarial demonstra além do estímulo ao comportamento ético visando orientar os processos da organização, as diretrizes organizacionais pré-estabelecidas. É possível transparecer os valores e as ações da empresa perante seus colaboradores.
Não obstante esta “disciplina” pode contribuir para a o caráter de cada indivíduo, onde as pessoas podem interiorizar seus princípios, obter suas próprias escolhas e tomar suas próprias decisões com base nos conceitos aplicados na organização.
Benjamin Franklin dizia que “Se as pessoas não querem ser esquecidas quando morrerem devem escrever coisas que valem a pena ou fizer coisas que valem a pena escrever”. Portanto a ética, a moral e a filosofia são essenciais para uma vida digna e de respeito ao próximo.
Para o administrador moderno buscar os conhecimentos dos grandes filósofos da Grécia, da China Oriental ou de onde estiverem os mesmos é fundamental para sua vida pessoal e profissional. Administrador que filosofa e pensa empresarialmente deve, assim como dizia Franklin, poder criticar e saber ser criticado, ser ético e utilizar da ética nas suas decisões.
E mais do que isso aprender que a filosofia é fundamental para nossa vida, nossas empresas e porque não para nosso entendimento.
Ao entender nossas empresas e as pessoas que fazem parte da mesma e ao entender de onde viemos, para onde iremos e qual o sentido da vida. Podemos enfim dizer que filosofar é algo transcendente, permanente e mais do que isso: filosofar é ser e se sou, administro cada vez melhor.
Por isso administrar e filosofar são para pessoas inteligentes, íntegras, resolvidas e também cientes de que a Filosofia cabe em todos os lugares e também nas empresas e na vida dos Administradores.
e – Robson Paniago é Administrador Tecnológico & Social