FILOSOFIA EMPRESARIAL

Ainda nos dias de hoje, todos se perguntam qual o sentido de se estudar filosofia. Esta simples questão desencadeia uma série de argumentos que comprovam a importância desta vertente.  A filosofia é uma investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem. É o amor à sabedoria e ao conhecimento.

Através dela podem-se desenvolver pensamentos críticos, auxilia nas tomadas de decisões, identifica valores e princípios e acima de tudo abre portas para o conhecimento e a verdade. O estudo da filosofia contribui muito para a formação da filosofia empresarial das empresas.

Este princípio é formado pelo conjunto de crenças e valores que orientam o estabelecimento dos rumos e das estratégias empresariais. Os princípios e os valores constituem a principal fonte de crescimento e maturidade das organizações, pois estabelece referências e limites de tolerância quanto ao comportamento pessoal e profissional dos indivíduos.

A filosofia empresarial demonstra além do estímulo ao comportamento ético visando orientar os processos da organização, as diretrizes organizacionais pré-estabelecidas. É possível transparecer os valores e as ações da empresa perante seus colaboradores.

Não obstante esta “disciplina” pode contribuir para a o caráter de cada indivíduo, onde as pessoas podem interiorizar seus princípios, obter suas próprias escolhas e tomar suas próprias decisões com base nos conceitos aplicados na organização.

Benjamin Franklin dizia que “Se as pessoas não querem ser esquecidas quando morrerem devem escrever coisas que valem a pena ou fizer coisas que valem a pena escrever”.  Portanto a ética, a moral e a filosofia são essenciais para uma vida digna e de respeito ao próximo.

Para o administrador moderno buscar os conhecimentos dos grandes filósofos da Grécia, da China Oriental ou de onde estiverem os mesmos é fundamental para sua vida pessoal e profissional.  Administrador que filosofa e pensa empresarialmente deve, assim como dizia Franklin, poder criticar e saber ser criticado, ser ético e utilizar da ética nas suas decisões.

E mais do que isso aprender que a filosofia é fundamental para nossa vida, nossas empresas e porque não para nosso entendimento.

Ao entender nossas empresas e as pessoas que fazem parte da mesma e ao entender de onde viemos, para onde iremos e qual o sentido da vida. Podemos enfim dizer que filosofar é algo transcendente, permanente e mais do que isso: filosofar é ser e se sou, administro cada vez melhor.

Por isso administrar e filosofar são para pessoas inteligentes, íntegras, resolvidas e também cientes de que a Filosofia cabe em todos os lugares e também nas empresas e na vida dos Administradores.

e – Robson Paniago é Administrador Tecnológico & Social

 e-robsonpaniago@hotmail.com

Site: http://www.robsonpaniago.br.vu/

e-mail: robson.paniago@fgv.br;robsonpaniago@hotmail.com