INOPRENEUER

Você, caro leitor que me acompanha desde sempre, é Inopreneuer? Esse artigo é continuação da semana passada como prometido e vamos nos debruçar sobre o conceito de inovação.

É-me caro falar de inovação, pois entendo cada vez mais que a mesma deve preponderar no profissional, nas organizações e nas mudanças tão necessárias para tempos novos.

Enquanto a panela de pressão “ainda” não explodiu no Brasil gostaria de definir o que é inovação e como administradorvtecnológico fui a Wikipédia que nos diz: “Inovação significa novidade ou renovação.  A palavra é derivada do termo latino innovatio, e se refere a uma ideia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores. Hoje, a palavra inovação é mais usada no contexto de ideias e invenções assim como a exploração econômica relacionada, sendo que inovação é invenção que chega no mercado.

De acordo com Christopher Freeman, Inovação é o processo que inclui as atividades técnicas, concepção, desenvolvimento, gestão e que resulta na comercialização de novos (ou melhorados) produtos, ou na primeira utilização de novos (ou melhorados) processos.

Inovação pode ser também definida como fazer mais com menos recursos, por permitir ganhos de eficiência em processos, quer produtivos quer administrativos ou financeiros, quer na prestação de serviços, potenciar e ser motor de competitividade. A inovação quando cria aumentos de competitividade pode ser considerada um fator fundamental no crescimento económico de uma sociedade”.

Entendo que inovação é muito mais do que ser produtivos e também fazer mais com menos recursos. Entendo que se formos inteligentes devemos olhar ao nosso redor e melhorar as pessoas, as organizações e por que não! Fazer a revolução não no geral (utópica) e sim fazer a mesma em nosso entorno.

Por isso acredito no lado social e plagiando Peter Drucker as organizações do terceiro setor devem ser tanto ou mais profissionalizadas e mais preparadas para enfrentar esse novo século e isso elas conseguirão através dos seus inopreneuers.

Ser Inopreneuer significa ter uma visão focada, saber quais as prioridades quer atingir, trabalhar com o social e saber inserir-se entre a ciência e a arte.

No meu kindle baixei o livro os inovadores, de Walter Isaacson, e estou esperando minhas férias para aproveitar as ondas do Guarujá com minha família e poder usufruir do nome do jogo que é a colaboração.

Organizações que as pessoas não são empreendedoras & inovadoras não conseguirão sobreviver com tranquilidade. Pois a ideia de ser um Inopreneuer significa colaboração efetiva de todos e parar de tentar achando culpados entre seus pares, pois só causa malefícios as pessoas e as organizações.

Seres Inopreneuers precisam de asas para voar e em cada voada ter proteção na descida para que ele consiga inovar de uma maneira social produtiva, saudável e com muita qualidade de vida.

É para isso que viemos aqui e precisamos da ajuda de todos para construir uma organização mais feliz.

O ser Inopreneuer antes de tudo busca qualidade de vida, saúde e ideias inventivas, com sensibilidade, pragmatismo e assertividade. Espero ter ajudado os Inopreneuers que vicejam em todos os lugares aonde nem imaginamos…

  

e – Robson Paniago é Administrador Tecnológico & Social

e-mail: robson.paniago@fgv.br e administracao@facmaxplanck.edu.br