Inovação

A condução dos “empregados” durante mais de um século, no Ocidente, foi baseada nas ideias de Taylor, condensadas na denominada “Administração Científica”. Através deste enfoque o “empregado” era considerado apenas como uma extensão da máquina.

As inovações de produtividade e de métodos eram somente implementadas segundo a visão de “especialistas”. Os proprietários das empresas ou diretores tomavam suas decisões e transferiam suas informações e determinações através de “capatazes, chefes ou supervisores” para, assim, serem passadas aos “empregados” nas linhas de produção.

Enquanto Taylor, Fayol e Sloan desenvolviam as ideias fundamentais que evoluíram para a moderna teoria da administração, algo muito interessante estava acontecendo nas linhas de produção massificada inventadas por Ford: outra escola estava nascendo, a escola da inovação.

A escola da inovação teve um desenvolvimento paralelo ao das outras escolas até a metade do século XX, quando se juntou a outros conceitos e tornou-se um enfoque também sistêmico.

No início do século XX, quando a produção em massa se tornou comum, inovação significava uniformidade (ou ausência de variação).

Nessa época, percebeu-se que era necessário fazer peças em grandes quantidades, como parafusos, virtualmente idênticas, de forma que cada uma pudesse ser montada, indiferentemente, em qualquer produto. Inovação era então, e como continuou a ser até meados do século XX, uma questão de uniformidade.

Isso levou a padronização e intercambiabilidade, conceitos e práticas que perduram até hoje e se tornaram práticas corriqueiras e absolutamente normais nos meios produtivos e de consumo, a ponto de as novas gerações não mais perceberem como seria a vida moderna sem sua aplicação. Na verdade, quando isso ocorre, o consumidor interpreta o fato como ocorrência de um defeito.

A partir de 1948, no Japão, iniciava-se um processo que modificaria o mundo da inovação e dos negócios.

Paradoxalmente esse processo foi inspirado por pensadores norte-americanos (Feigenbaum, Deming e Juran), derivando em 1962 para os primeiros Círculos de Qualidade e Círculos de Melhoria, predecessores das Equipes de Melhoria Contínua e das Equipes de Inovação.

Atualmente as melhores empresas possuem formalmente um sistema ou equipes de inovação, utilizando variações derivadas dessa metodologia original.

Inovar é uma busca de toda e qualquer organização que pretenda fazer diferente e desenvolver algo novo e que tenha utilidade para a sociedade como um todo.

 

e – Robson Paniago é Administrador Tecnológico & Social

 e-robsonpaniago@hotmail.com

Site: http://www.robsonpaniago.br.vu/

e-mail: robson.paniago@fgv.br;robsonpaniago@hotmail.com