IPTU 2015 de Capivari sofre reajuste
Prefeito Rodrigo Proença teria informado a população através do Facebook que não haveria reajuste.
Os talões do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2015 começaram a ser entregues pelos Correios na última semana.
O prefeito, Rodrigo Proença, tinha anunciado em sua página do Facebook, que os contribuintes de Capivari não receberiam aumento. “Na primeira segunda-feira do ano, comunico a todos, que como em 2013, 2014, 2015 não haverá aumento do IPTU. Tomaremos medida de melhoras no gasto público. Vamos fazer mais e melhor com menos dinheiro!!! Rodrigo Proença”. Entretanto, quem recebeu o carnê percebeu a diferença de valores de 2014 para 2015. Segundo a Diretoria de Comunicação Prefeitura, esse montante não é considerado aumento e sim uma correção de 3,65%, conforme nota enviada ao JCR. “Não houve aumento no IPTU de Capivari no ano de 2015. A única alteração é a atualização monetária conforme IGP-M de 3,65%. O último aumento foi no IPTU de 2010, conforme lei 3631/2009.”
Questionado pelo Jornal sobre a taxa do lixo a assessoria informou que houve um acréscimo de aproximadamente 5,05%, que nesse caso reflete o aumento do imposto inserido no carne do IPTU. Segundo a Prefeitura, o valor calculado para a taxa do lixo tem como base o valor pago à empresa responsável, dividido entre as residências do município.
Apesar do percentual não ser muito elevado, o que estranha é o modo e a colocação das palavras do prefeito de que não haveria aumento. Para o economista, Jorge José Elias, correção e atualização de IGP-M são aumentos sim. “Toda vez que altera o valor é considerado aumento. Trata-se de um aumento corrigido pelo IGP-M, o qual ele poderia ou não aplicar”, comentou.
Com relação aos anos de 2013 e 2014, os carnês também tiveram reajuste com base de correção do IGP-M.
Pagamento
O Departamento de Tributação informou que há duas formas de pagamento do carnê. A primeira oferece 7% de desconto nas cotas únicas e a segunda parcela o valor total em cinco vezes.