MEC divulga classificação inicial das faculdades de medicina

 

O MEC (Ministério da Educação) divulgou, no final da noite desta quarta-feira (8), a classificação inicial das instituições de ensino superior que encaminharam propostas para autorização de funcionamento de cursos de medicina nos municípios selecionados pela Pasta em 2014, no âmbito do programa Mais Médicos.

Disponibilizada no site da Seres (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior), a lista conta com quatro instituições em Piracicaba. No total, a relação contempla 203 porpostas divididas em 39 municípios de 11 Estados. A classificação inicial das propostas traz a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) na primeira posição, seguida pelas instituições Anhembi/Morumbi, Anhanguera e Estácio.

A divulgação do resultado preliminar está programada para o dia 22 de maio, com prazo para interposição de recursos até o dia 5 de junho. O resultado final, com as instituições que receberão autorização do ministério para abertura do curso de medicina, será divulgado pelo MEC no dia 24 de junho.

Na região, além de Piracicaba foram classificadas instituições em Araras, Limeira e Rio Claro. Em Araras foram classificadas as universidades Cruzeiro do Sul, SL Mandic e IPTAN. Cruzeiro do Sul e Anhanguera foram as instituições classificadas em Limeira, enquanto Claretianas, Unoeste, Cruzeiro do Sul, Anhembi/Morumbi, Unicep, Pitágoras e Faculdade do Litoral Paulista foram as contempladas em Rio Claro.

Divulgado no dia 23 de dezembro, o edital de chamada pública das mantenedoras de instituições de educação superior que pleiteiam a instalação do curso de medicina concedeu prazo até 23 de janeiro para que as entidades enviassem suas propostas ao MEC. De acordo com o edital, Piracicaba foi contemplada com 75 vagas anuais no curso de medicina. O município foi selecionado em setembro, após passar por três fases de habilitação que incluíram a visita de uma comissão do ministério.

“Avançamos mais um passo na direção de implantarmos uma faculdade de medicina em Piracicaba, o que é um sonho de nossa população e será um momento histórico para o município”, afirmou o prefeito Gabriel Ferrato.

Para o secretário de Saúde, Pedro Mello, a implantação do curso de medicina será revolucionária para o município. “Com a somatória de ações como a construção do Hospital Regional, a implantação de residências médicas e a chegada da faculdade de medicina, Piracicaba irá se transformar em um polo de formação na área da saúde”.

 

Autor: Rodrigo Guidi – MTb 37756 |