Nova Diretoria assume Comando da Santa Casa
Na tarde de ontem (17) foi nomeada uma nova diretoria que assume a direção da Santa Casa de Capivari. Com a decisão o hospital passa ser presidido pelo sindicalista Eder Antonelli.
A Assembleia Extraordinária que aconteceu na capela da Santa Casa foi rápida.
Dos diretores que estavam deixando os cargos, apenas o Presidente Jorge Elias e o 1º Secretário João Flausino quiseram se pronunciar sobre a troca de Equipe.
João Flausino discorreu sobre as dificuldades encontradas pela Gestão atual principalmente as advindas dos Administradores públicos das cidades que integram o convênio (Capivari, Rafard, Mombuca e Elias Fausto) bem como dos órgãos da saúde na esfera estadual e federal. Disse ainda que o trabalho da futura diretoria será árduo visto que a Santa Casa possui muitas dívidas e falta de apoio. Salientou que será necessária a cooperação de vários segmentos não só da Prefeitura de Capivari.
O 1º Secretário destacou também que a nova diretoria trás o “cheiro” da administração Rodrigo e não escondeu. “Os senhores terão, talvez, uma responsabilidade bem maior que a nossa, os senhores são homens de confiança do prefeito Rodrigo”.
Ainda no mesmo tom, ele fez um pedido ao novo Presidente: “Senhor Eder Antonelli espero que quando precisar o senhor tenha coragem de dizer não ao prefeito Rodrigo, mas, que nunca diga não aos cerca de 5 mil pacientes que todos os meses são atendidas no Pronto Socorro”.
João Flausino finalizou desejando boa sorte aos futuros integrantes.
O Presidente Jorge Elias iniciou seu discurso dizendo que a Santa Casa é um hospital filantrópico e que mesmo sem fins lucrativos acaba financiando a saúde publica, assumindo o que deveria ser um dever do Estado.
Iniciou falando da reforma do quarto que, segundo o presidente, através de parceria com empresas foi possível substituir o piso e o forro, colocar ar condicionado tipo split, frigobar e mobiliário novo com TV de LCD, e que a ideia era fazer deste quarto um modelo para as futuras reformas.
Depois, fez um balanço das conquistas, destacou a implementação de 6 (seis) projetos emergências e as reformas realizadas.
Elias seguiu destacando a parceria firmada com a empresa Loly Baby que adotou a maternidade, revitalizando o espaço além de enviar contribuição mensal e kits para todos os recém-nascidos.
Depois falou do resultado do jantar realizado, disse que com os valores arrecadados foi possível substituir parte do forro de madeira que estava em condições precárias por forros novos de gesso, e também o piso dos corredores internos.
O presidente também surpreendeu os presentes ao falar dos avanços tecnológicos que durante a gestão da diretoria presidida por ele: “Substituímos o aparelho de tomografia que antes era Philips tipo axial obsoleto cujo resultado demorava cerca de 30 minutos por um moderno Toshiba tipo helicoidal com qualidade superior e o resultado em 5 minutos. Também substituímos o aparelho de RX que hoje é digitalizado, com a possibilidade de enviar o resultado por e-mail na hora e a qualidade da imagem é muito superior além da economia em filmes e químicos reveladores. Adquirimos um aparelho de ultrassom moderno com dopler colorido. Adquirimos 10 novos computadores e modernizamos o CPD, novas máquinas para lavanderia, agora também moderna. Substituímos também o PABX, adquirindo um sistema de telefonia totalmente moderno com gráficos para controle de gastos por setor.”, detalhou.
Ele falou ainda sobre a reforma e equipamentos da UTI e disse que tudo foi feito conforme normas da ANVISA. Outro ponto destacado foi a reforma da sala de emergências que, segundo ele passou a oferecer todo o aparato necessário para os atendimentos.
Em tom emocionado, Jorge Elias falou da preocupação com a humanização dos atendimentos “ Construímos uma nova sala para um acolhimento humanizado no pronto socorro e implantamos o sistema de acolhimento preconizado pelo SUS – o HUMANIZA SUS com triagem de atendimento por cor da mais urgente para a menos urgente”, explicou.
Jorge Elias também explicou as dificuldades que enfrentou com a falta de médicos e solução que apresentou “Quando assumimos faltavam médicos no pronto socorro constantemente, resolvemos este problema contratando uma empresa para coordenar e ofertar os médicos, mantendo assim dois médicos durante 24 horas para o pronto atendimento” comentou.
Elias atentou para detalhes da sua gestão e falou até da reforma da perua VW Kombi que se encontrava sucateada e isso só foi possível devido à parceria com diversas empresas. Ele disse que a Equipe sob sua Presidência conseguiu realizar muito durante os dez meses que estiveram na coordenação do hospital.
A redação do Capivarionline ouviu alguns funcionários que preferiram não aparecer, todos foram unanimes em dizer que nunca viram tantas conquistas em tão pouco tempo e que esperam que a nova diretoria possa ser igual, ou melhor.
A nova diretoria que deverá coordenar a Santa Casa por três anos ficou composta da seguinte forma:
Presidente EDER ROBERTO ANTONELLI, brasileiro, casado, empresário;
1º Vice-Presidente: JACQUES ANTONIO DE AZEVEDO, brasileiro, casado, engenheiro eletricista;
2º Vice-Presidente: ALEXANDRE PAGANATO, brasileiro, casado, empresário;
1º Secretário: CARLOS RENATO RAGONETTI, brasileiro, casado, empresário;
2º Secretário: CHRISTIAN LUIZ FERREIRA CONTI, brasileiro, casado, empresário;
1º Tesoureiro: JOÃO ANGELO DE MORAES, brasileiro, casado, empresário;
2º Tesoureiro: ANTONIO CARLOS NOGUEIRA, brasileiro, casado, médico.
Conselho Fiscal:
RONEI ANTONIO FERRARI, brasileiro, casado, empresário;
ANTONIO LUIS LEITE, brasileiro, casado, aposentado;
LUCIANO DE OLIVEIRA BATISTA, brasileiro, casado, empresário;
Suplentes:
ITAMAR DONIZETE ANTONELLI, brasileiro, solteiro, corretor de imóvel;
JOÃO VICENTE TREVISAN, brasileiro, solteiro, autônomo;
AGNALDO APARECIDO TEMPESTA, brasileiro, casado, servidor público.