O novo Comandante da Polícia Militar da cidade Rafard Fala ao CapivariOnline

Nosso entrevistado desta semana é o Sargento João César Balcieiro de Freitas, o novo Comandante da Polícia Militar da cidade Rafard.

Coincidentemente o Sargento Balcieiro iniciou sua carreira militar aqui na cidade coração. Ele conta um pouco de sua carreira e de seus planos para comandar o efetivo do 4º Grupamento da Policia Militar do 10º Batalhão da P.M.

Segundo ele todo policial deveria trabalhar na sua própria cidade, este fato diminuiria a ocorrência de acidentes envolvendo policiais no trajeto para casa.

Sargento João César Balcieiro de Freitas

Sargento João César Balcieiro de Freitas

Confira a entrevista com o Comandante Sgt. Balcieiro:

CO – Qual é a sensação de assumir o Comando no município aonde o senhor iniciou sua carreira militar?

Sgt. Balcieiro: Foi por pura sorte que vim trabalhar em Rafard, após minha formatura fui encaminhado para a cidade de Limeira juntamente com o soldado Osni, ele e eu fomos sorteados para atuar em Piracicaba, chegando em Piracicaba fomos destacados para Capivari, de Capivari vim para Rafard, foi tudo muito rápido. Embora tivesse passado por todas estas cidades, eu comecei a trabalhar de fato em Rafard.

Quando cheguei em Rafard gostei muito da cidade, então pensei um dia serei comandante do grupamento da PM daqui. Agora que estou comandante penso em me aposentar aqui, trabalharei muito para merecer continuar comandando a PM do município até que chegue a hora de aposentar.

CO – Quais são os planos e metas do novo comandante da PM da cidade Rafard?

Sgt. Balcieiro: Gostaria muito que todos os policiais deste destacamento fossem moradores da cidade, pois assim eles trabalhariam com mais tranquilidade e com amor lutando mais pela cidade, pela sua família, mas isso não é impossível, pois não temos policiais daqui, esta minha ideia não contraria o Governo do Estado visto que é ele que determina o local do nosso trabalho. Além disso, quando o policial é promovido ele é destacado para atuar em outras cidades, aqui, por exemplo, só fica até a patente de Cabo, de Sargento pra frente obrigatoriamente é mudado de local de trabalho, assim se vier outro sargento para cá eu terei de sair.

Com relação a segurança do próprio policial que mora na cidade não ficaria vulneral, pois ele estaria mais descansado e atento, sem precisar pegar estrada para retornar para sua residência.

CO – A estrutura encontrada pelo senhor atende as necessidades do município?

Sgt. Balcieiro: A estrutura encontrada estava defasada por se tratar de um prédio muito antigo com mais de 20 anos, mas já estamos realizando melhorias, renovação das salas, construção de uma rampa beneficente para cadeirantes, pinturas, CPP – Cartão de Prioridade de atendimento aumento no atendimento e acompanhamento na área rural. Inclusive várias pessoas têm me procurado para agradecer essa intensificação de atendimento na zona rural.

CO – O coronel Humberto esteve reunido com o senhor esta semana, ele anunciou alguma novidade boa para Rafard?

Sgt. Balcieiro: Ele deixou claro que está disposto a ajudar na vinda da nossa sede própria.

CO – Esta proximidade com o comando maior garantira novos empreendimentos para o município? Como o canil ou outra força policial especializada?

Sgt. Balcieiro: Com certeza e ele até deixou em aberto a possibilidade da construção da sede própria, assim que estiverem prontas as documentações.

Com relação as forças especiais a cidade não comporta um canil ou o Choque, estas forças especiais estão sediadas em Piracicaba e quando há a necessidade elas são acionadas e prontamente atendem o município, devido a proximidade estas forças de apoio chegam num prazo muito rápido para atender as ocorrências quando são solicitados.

CO – Sede própria para a P.M sairá no seu mandato?

Sgt. Balcieiro: Em reunião com o Prefeito Cesar Moreira ele sinalizou que fará a doação de uma área de terra na entrada da cidade, num terreno que fica próximo ao cemitério da cidade, segundo o prefeito a Radar doará as terras para ampliar o cemitério, dessas terras ele cederá um lote de aproximadamente 2 mil metros para a construção da sede da PM, que será construída pelo governo do Estado, porém pode ser que demore um pouco, pois existem outros municípios que já deram entrada do pedido com projeto pronto, estas cidades terão a preferência no atendimento, assim teremos que esperar a construção nestes municípios para depois acontecer em Rafard.

CO – Com a inauguração do CDP de Porto Feliz pode aumentar o numero da violência em Rafard?

Sgt. Balcieiro: Acredito que não haverá aumento, pois por se tratar de semi aberto, quem está nesta situação é porque já cumpriu boa parte de sua pena e não apresenta riscos graves, e até mesmo eles não irão colocar em risco a possibilidade de liberdade mais cedo pois estarão prestes a deixar a cadeia.

Talvez uma pequena porcentagem destes presos resolvam arriscar voltar para crime estando já no semi aberto, estes que se arriscarem terão cidades maiores para fazer isto, como Sorocaba, Itu, Tietê e Salto.

CO – Suas considerações finais:

Sgt. Balcieiro. Agradeço ao jornal por ter me procurado para esta entrevista, quero dizer ao povo rafardense que a nossa intenção é trabalhar para que a coisa melhore a cada dia, como já está acontecendo com pessoas vindo  agradecer pessoalmente ou ligando para nós nos elogiando, quero deixar também um canal aberto através do meu E-mail: jcbalcieiro@policiamilitar.sp.gov.br

Para que a pessoa que desejar fazer uma reclamação, um pedido ou um elogio estarei a disposição no E – mail funcional, bem como nos demais canais de comunicação da Policia Militar.

Estou conte e feliz por estar de volta. Quero dizer que venho com intuito de dividir, mas sim de multiplicar e somar.

Por: Reinaldo Silva