Piracicaba:Sebrae-SP orienta agentes e gestores públicos sobre o Prêmio Prefeito Empreendedor

O Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba realiza em sua sede, no dia 11 de setembro, workshop gratuito de apresentação da oitava edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O evento ocorrerá na avenida Rui Barbosa, 132 (Vila Rezende), das 9h30 às 11h30, com programação destinada a esclarecer dúvidas sobre a inscrição. Agentes e gestores públicos devem confirmar presença pelos telefones (19) 3434-0600 ou 0800.570.0800. O prêmio, que está com inscrições abertas, tem o objetivo de reconhecer os gestores que promovem o desenvolvimento econômico e social de seus municípios por meio do incentivo aos pequenos negócios locais. 

Representantes dos 17 municípios que abrangem o Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba são esperados para o workshop: Águas de São Pedro, Americana, Capivari, Charqueada, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Limeira, Mombuca, Nova Odessa, Piracicaba, Rafard, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara D´Oeste, Santa Maria da Serra e São Pedro. A programação é a seguinte: 9h30 – Café de boas vindas; 10h – abertura; 10h30 – palestra Prêmio Prefeito Empreendedor: O que é? Como participar? O encerramento será às 11h30.

O objetivo do Sebrae com a premiação é incluir o empreendedorismo na agenda da gestão municipal, a exemplo da saúde, educação, segurança e infraestrutura. Os trabalhos inscritos devem focar uma ou mais áreas de atuação: planejamento e infraestrutura para o desenvolvimento econômico e social local, desburocratização, formalização da economia local, política tributária para os pequenos negócios, compras públicas locais, acesso a inovação e tecnologia, representação, cooperação e associativismo, acesso a crédito e serviços financeiros, capacitação e empreendedorismo, promoção do desenvolvimento rural e Lei Geral Municipal.

Entre as novidades dessa edição estão as categorias de projetos que exploram as oportunidades geradas aos pequenos negócios pelos grandes eventos esportivos e os trabalhos que estão em fase de desenvolvimento pelos prefeitos que assumiram recentemente as suas funções.

Para ampliar ainda mais as participações, neste ano a inscrição será por projeto e não mais por conjunto de ações. O Sebrae, com  o objetivo de melhorar o processo em relação aos anos anteriores, simplificou o formulário de inscrição e estabeleceu critérios mais claros de julgamento, aumentando a segurança na escolha dos vencedores.

Categorias – De acordo com o regulamento cada município pode inscrever até dois projetos, desde que em categorias diferentes. No total são sete ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor: Melhor Projeto, Lei Geral Implementada, Compras Governamentais, Desburocratização, Pequenos Negócios no Campo, Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos e Novos Projetos.

A categoria Melhor Projeto premiará critérios como abrangência, impacto e inovação, considerando, entre outros critérios, as metas relevantes efetivamente alcançadas pelos municípios, nível de dificuldades enfrentadas pelos realizadores e qualidade técnica da apresentação do Projeto.
A categoria Lei Geral Implementada só pode ser disputada por municípios que já regulamentaram sua Lei Geral Municipal. Vence o projeto que apresentar o melhor conjunto de ações com foco na implementação da legislação, que prevê regras favoráveis aos pequenos negócios.
Iniciativas como licitações públicas abertas às pequenas empresas também serão avaliadas. A categoria Compras Governamentais premia o grupo de ações visando a ampliação das compras da prefeitura junto aos pequenos negócios locais.

A categoria Desburocratização valoriza projetos com foco na melhoria do atendimento da prefeitura aos pequenos negócios. Podem ser inscritos e premiados projetos iniciados em gestões anteriores, desde que tenham recebido melhorias e alcançado melhores resultados.
Pequenos Negócios no Campo reconhece projetos destinados à melhoria do atendimento e do apoio da prefeitura aos pequenos negócios rurais no município. Apoio efetivo ao desenvolvimento do cooperativismo e associativismo rural e à comercialização da produção rural estão entre os itens a serem avaliados pelo Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.
A categoria Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos, novidade desta edição, premia projetos que auxiliaram os pequenos negócios locais aproveitar as oportunidades geradas pela Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas. Podem participar todos os municípios, inclusive quem não receberá os jogos.
Já a categoria Novos Projetos, outra novidade da edição 2013, estimula a participação dos prefeitos em início de gestão. A ideia é premiar a elaboração e o início de implantação de projetos com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios, sem restrição ao tipo de projeto e setor da economia.