Ponto de vista: 2ª… Perspectiva e Reflexão econômica… Num mundo globalizado

Vamos, nesta segunda reflexão, de perspectiva e reflexão econômica, discorrer algumas linhas, sobre  os agentes econômicos  , o PIB ( produto interno Bruto ), A Taxa SELIC ,Bolsa de valores , Taxa de câmbio  .  

       Num sistema capitalista, temos de um lado o Capital, e de outro a força de trabalho, que ao longo do tempo tem se transformado, principalmente com a globalização…  A medida que o sistema se torna mais complexo e as inter relações  econômicas  demanda novos serviços e tecnologias , modifica o relacionamento entre os agentes econômicos .

       Os agentes econômicos, de um lado  , o empresário ,que detém   os meios de produção ,  e os trabalhadores , que  detém  a força do trabalho . E “da mais valia”, vem o lucro,  a diferença entre o custo  de produção   e preço  de venda .  Porém,  outros agentes estão neste caminho entre  a produção  e a venda de um produto ,  como o Governo ,que regula  ,as relações entre os agentes econômicos ,  também tem o papel  de  controlar a moeda corrente de um pais , o dinheiro emitido , na fase atual , com um complexo  sistema de política monetária , tributária ,  tendo seu papel  de administrador  e fomentador  da economia .

        O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc.). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.

        A taxa SELIC é um índice pelo qual as taxas de juros cobradas pelo mercado se balizam no Brasil. É a taxa básica utilizada como referência pela política monetária. A taxa overnight do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC), expressa na forma anual, é a taxa média ponderada pelo volume das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e realizadas no SELIC, na forma de operações compromissadas. A meta para a taxa SELIC é estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom).

          Vimos  ,  acima , PIB que mede  a atividade econômica ,  e A taxa SELIC , o qual todo o sistema financeiro  tem como base , para fazer suas operações  de empréstimos ,remuneração de aplicações por outro lado .  São dados importantes para  a economia de um pais . como um “”termômetro “” da economia , quanto mais alta a Taxa SELIC  , a política beneficia o sistema financeiro  em detrimento do sistema produtivo …  veja bem ,estamos numa economia globalizada , onde  o que causa impacto  é  o custo  da moeda local em relação ao dólar ,ao Euro …  aqui ,estamos  explanando  sobre  taxa  de Cambio , entre moedas . E com a globalização, as aplicações  vão  “”OVERSEAS  “” além mares”” ,   as bolsas de valores ,em que os agentes econômicos, pessoas físicas e jurídicas , vendem e compram ações de empresas  ,muitas do setor produtivo .

    Nestes artigos, vamos discorrer, vários aspectos da economia, refletindo pontos importantes  e conceituais  da economia , de inicio  vamos conceituar ,termos que vemos  nas revistas de economias nacionais e internacional , para podermos aprofundar nas inter-relações comerciais entre os agentes  econômicos,, o comercio exterior ,   A INSTABILIDADE DA MOEDA ,  e as mudanças  , inclusive tecnológica e de  hábitos e costumes dos consumidores , que estão sofrendo  neste segunda década do século XXI .  

    Até  o 3º artigo  da série , Reflexão  e perspectiva  econômica .