Ponto de vista: 5ª… Perspectiva e Reflexão econômica… Num mundo globalizado , TAXA DE CÂMBIO
A taxa de Câmbio é um instrumento dos mais importantes na macroeconomia , ligado diretamente ao comércio internacional , que é intenso e forte em tempos de globalização; A taxa de câmbio reflete, assim, o custo de uma moeda em relação a outra, dividindo-se em taxa de venda e taxa de compra. Pensando sempre do ponto de vista do banco (ou outro agente autorizado a operar pelo Banco Central), a taxa de venda é o preço que o banco cobra para vender a moeda estrangeira (a um importador, por exemplo), enquanto a taxa de compra reflete o preço que o banco aceita pagar pela moeda estrangeira que lhe é ofertada (por um exportador, por exemplo). Eis os “dois lados da mesma moeda”. Portanto, a Taxa de Cambio éo preço da unidade monetária de uma moeda em relação as unidades monetária de outras moedas , como por exemplo, a moeda de um pais, em relação ao dólar ,ao Euro .
A moeda transacionada no mercado de câmbio é chamada de divisas, geralmente emitida por países de economia forte como Estados Unidos ou da Comunidade Européia. O FMI possui a sua própria divisa chamada de Direito Especial de Saque (DES). As moedas do ponto de vista estritamente cambial são classificadas em “conversíveis” (tipicamente são as divisas), inconversíveis (tais como as moedas dos países sul-americanos) e escriturais ou de convênio (usada entre países de moedas inconversíveis ou sem reservas internacionais, geralmente tendo o dólar como valor de referência – chamando-se nesse caso de dólar-convênio).
Existe uma interligação na economia global , que faz com que as cotações subam e desçam , no Brasil, por exemplo, a Taxa Básica da economia ( SELIC) , está em torno de 9% ,quando este artigo foi escrito , em final de agosto /2013, está em aumento, as bolsas de valores , o Bovespa está fechando em baixas , o dólar em relação ao real está em torno de R$ 2,346; há uma pressão na Taxa de Juros geral na economia , podendo a inflação se sustentar em alta , e as opiniões variam , No Brasil , Para os economistas, a decisão foi acertada já que a alta do dólar deve levar a aumento de preços. Já as entidades da sociedade civil apontam que o aumento dos juros vai prejudicar o crescimento da economia e pedem outras medidas de combate à inflação como o controle de gastos do governo. A ligação entre taxa de câmbio, e as outras taxas é visível numa economia , como vimos acima .
A taxa de câmbio, pode gerar um aumento de preço nas importações , quando o real ,como um exemplo, desvaloriza em relação ao dólar e Euro ; ficam mais caras ,as viagens internacionais, e pressiona a inflação, quando os agentes ,tem dividas em moedas estrangeiras e importam matérias primas para elaborar seus produtos finais … Só a exportação dos commodities, podem ganhar mercados por preços menores no exterior ,equilibrando, em termos , a balança comercial , e as reservas de moedas estrangeiras.. (Commodities (significa mercadoria em inglês) pode ser definido como mercadorias, principalmente minérios e gêneros agrícolas, que são produzidos em larga escala e comercializados em nível mundial). As commodities são negociadas em bolsas mercadorias, portanto seus preços são definidos em nível global, pelo mercado internacional.
Existem quatro tipos de commodities:
Commodities agrícolas: soja, suco de laranja congelado, trigo,algodão,borracha,café,etc.
Commodities minerais: minério de ferro, alumínio, petróleo, ouro,níquel,prata,etc.
Commodities financeiras: moedas negociadas em vários mercados, títulos públicos de governos federais, etc.
Commodities ambientais: créditos de carbono
O Brasil é um grande produtor e exportador de commodities. As principais commodities produzidas e exportadas por nosso país são: petróleo, café, suco de laranja, minério de ferro, soja e alumínio. Se por um lado o país se beneficia do comércio destas mercadorias, por outro o torna dependente dos preços estabelecidos internacionalmente. Quando há alta demanda internacional, os preços sobem e as empresas produtoras lucram muito. Porém, num quadro de recessão mundial, as commodities se desvalorizam, prejudicando os lucros das empresas e o valor de suas ações negociadas em bolsa de valores.
Continuamos, nossa saga, pelo mundo da economia , em reflexão e perspectiva econômica , aguardem , os próximos artigos da série … A economia é cheia de versos e reversos , portanto , temos muito a trabalhar ,em nossas próximas reflexões .