Ponto de vista: 7ª Perspectiva e Reflexão econômica… Num mundo globalizado – Planejamento econômico doméstico

            Quando falamos em planejamento  econômico  , todos pensam   nos agentes econômicos  ,como  empresas  no geral  e governos , mas  nós como  pessoas físicas , somos agente econômicos geramos rendas , como autônomos  ou assalariados , temos que fazer orçamentos  pessoais , planejar gastos  domésticos ,  ter capital de  reservas , chamado  de capital de giro , no caso de empresas,  que é o dinheiro  para as despesas imediatas , como  contas  a pagar , água , luz , comunicação ,  escola , planos de saúde ,entre outros.

     Para as empresas,  a  parte dos investimentos que vai compor uma reserva de recursos para ser utilizada conforme as  necessidades financeiras da empresa ao longo do tempo  é o  capital de giro. Esses recursos ficam alocados nos estoques, nas contas a receber, no caixa ou na conta corrente bancária. Para as pessoas físicas, os consumidores, temos que reservar  parte do salário  que   auferimos ,  para estas despesas imediatas no âmbito doméstico.   Por isso, a necessidade de um planejamento econômico  doméstico, principalmente  em tempos de globalização  e  mudanças rápidas  dos meios  de produção e subsistência , um bom investimento pessoal   ,além dos financeiros ,são  o investimento em educação , cursos  de aperfeiçoamentos , idiomas , que vão preparar  aquele que tem a força do trabalho a estar apto  a enfrentar as mudanças  instantâneas  de emprego, tecnologias , e de status  econômicos ,numa sociedade  em profundas transformações estruturais .

      A família, precisa  fazer  “ uma reunião  semanal ou mensal “  para planejar  os próximos  meses , em termos de pretensões , o que desejam comprar , como  financiar o carro,  a casa ,  algo mais , com  o menores juros possíveis ,  sem afetar a qualidade de vida dos membros  da família ,  o que é prioridade,   o que pode ser deixado para outra ocasião  mais propicia ; planejar os passeios e viagens ,   a  própria subsistência, a reutilização  de recursos ,  comprar   produtos  , pela qualidade ,  sem os abusos de preços   dos lançamentos , ou  marcas da moda ,que passam ; planejar  , sem perder  o equilíbrio , não  é passar necessidades ,para comprar apenas um produto, ou deixar  de pagá-lo   , gerando uma série de problemas com endividamento , que demanda renegociação  inteligente  com bancos e financiadoras ,para não  entrar em uma bola de neve …  Saber viver, economicamente falando  ,também .

     O planejamento  econômico  doméstico    tem a finalidade  de orientar  as famílias e pessoas físicas ,consumidores   a ter uma qualidade de vida melhor ,,economizando  recursos  e  aumentando  a renda  da família ,,, para manter um padrão  almejado de vida.A economia doméstica  ,e o planejamento econômico  doméstico deveria  ser uma matéria escolar  pratica  e fazer parte  ,inclusive do ensino   médio  e elementar , nas escolas  públicas  e privadas de todo pais. Ensinar a viver melhor, é alcançar um PIB global maior e com qualidade de vida  ,as pessoas , tão  abandonadas a própria boa vontade  de outros, num sociedade capitalista  com graves problemas estruturais .

    Caro leitor, eu  espero ter contribuído um “‘pouquinho”. nesta breve reflexão sobre a necessidade do planejamento econômico doméstico. Até a próxima reflexão econômica, em Reflexão e perspectiva econômica.