Por quê o grafite funciona como lubrificante?
O carbono é de longe o elemento químico que forma o maior número de substâncias diferentes. Combinado com ele mesmo ou com outros elementos, o carbono forma milhões de compostos diferentes conhecidos. Quando combinado somente com ele mesmo formando substâncias simples, forma grafite e diamante (hoje em dia se conhecem vários outros compostos de carbono tais como fulerenos, grafenos e nanotubos de carbono).
Dependendo da estrutura, os compostos de carbono podem apresentar propriedades bem distintas; aja visto as diferenças ente o grafite e o diamante. Ambos são feitos somente de carbono e, no entanto, possuem cor, dureza, pontos de fusão e ebulição, densidade, condutividade, preço entre outras propriedades, que podem ser bem distintas.
No que diz respeito à estrutura, podemos ver pelo esquema acima, que o grafite possui estrutura em camadas, com se fossem folhas de carbono. Cada átomo formador das camadas se liga a três outros átomos, formando um arranjo planar hexagonal. Ao longo das folhas, as interações que mantém os átomos de carbono ligados são covalentes (fortes), enquanto que entre as camadas (folhas – distância de 3,354 Å entre elas) temos interações de van der Waals, que são mais fracas. Portanto, é relativamente fácil uma folha “deslizar” sobre outra. Esta característica é decisiva para fazer com que o grafite funcione muito bem como lubrificante.
O grafite também é um bom condutor elétrico e térmico devido aos elétrons p deslocalizados; visto que cada átomo de carbono da estrutura apresenta três ligações covalentes s (hibridização sp2) e uma ligação covalente p do orbital 2pZ não hibridizado. Devido à própria orientação estrutural, a condutividade do grafite é bem maior ao longo das folhas, do que perpendicularmente a elas (propriedade anisotrópica – depende da orientação em que a medida é feita).
Um ótimo lubrificante caseiro
Para fazer um ótimo lubrificante caseiro, basta raspar um pouco de grafite (do mesmo jeito que quando apontamos um lápis com o estilete) e juntar um pouco de óleo. A dispersão formada pode ser colocada no local que se deseja lubrificar e irá funcionar muito bem como tal.