Professores adotam Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Professores do 1º, 2º e 3º anos da Rede Municipal de Ensino de Capivari, que integra o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), iniciaram em maio curso de formação, com carga horária de 120 horas, que se entenderá até 2014. Os encontros ocorrem três vezes ao mês, com duração de quatro horas cada, na Escola Municipal José Benedito Pinto Antunes.
Secretário da Educação, Nadir Assalin acompanhou o encontro do último dia 14 e enalteceu os professores “pela disponibilidade em aprender mais e aperfeiçoar sua prática pedagógica, beneficiando, assim, os alunos da Rede Municipal de Ensino”.
O Pnaic é um compromisso formal assumido entre municípios, estados e Governo Federal com o objetivo de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Os orientadores de estudo e o coordenador local, que são profissionais da própria Rede Municipal de Ensino, deslocaram-se para a instituição responsável pela certificação dos professores na região – neste caso, a Universidade de Campinas (Unicamp), onde ocorreu sua formação. Depois, eles se encarregaram de conduzir os encontros no município.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem como principais diretrizes: acessibilidade e remoção das barreiras à aprendizagem, avaliação da aprendizagem numa perspectiva formativa, gestão participativa, participação da família e da comunidade, serviço de apoio especializado, currículo multicultural e professores com formação crítico-reflexiva.