Programa Negócio a Negócio do Sebrae-SP oferece diagnóstico gratuito para empresas crescerem
Interessados podem procurar o Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE) de Capivari
O Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba oferece uma nova oportunidade para melhorar os negócios das micro e pequenas empresas e dos Microempreendedores Individuais (MEI) de Capivari. Está disponível o programa Negócio a Negócio (NaN), uma ferramenta gratuita de diagnóstico que ajuda a examinar a ‘saúde’ da empresa. Para participar, os interessados podem fazer a inscrição no Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE) pelos e-mails ciate.yara@capivari.sp.gov.br e ciate.ines@capivari.sp.gov.br ou na rua Padre Fabiano, 560 – Centro – e aguardarem o contato de um consultor do Sebrae-SP.
Voltado para negócios formalizados de Microempreendedores Individuais (MEI) e Micro Empresas (ME) com mais de um ano de atividade, o NaN trata-se de um questionário que deve ser respondido pelo empreendedor. São questões sobre planejamento, mercado (clientes, pessoas, fornecedores, ponto de venda, qualidade e produtividade) e finanças (estoques, vendas, crédito e caixa). Com base nas informações apresentadas, o Sebrae-SP gera um diagnóstico e apresenta o plano de ação com itens a serem trabalhados pelo empresário.
Com foco na gestão do negócio, o NaN funciona em três etapas: na primeira, um consultor apresenta o Sebrae-SP, destaca as vantagens para o desenvolvimento do negócio e aplica um questionário. O objetivo é identificar o estágio de desenvolvimento da empresa e como são usadas as técnicas básicas de gestão.
Quando retorna para a segunda visita, em até duas semanas após o primeiro contato, o consultor apresenta ao empresário o diagnóstico realizado e um plano de trabalho customizado que aponta para oportunidades de melhoria na empresa. O consultor também pode sugerir ao empresário que participe de cursos ou utilize outros serviços e produtos oferecidos pelo Sebrae-SP.
A terceira visita acontece após um intervalo de tempo maior, de aproximadamente 60 dias, e vai averiguar o grau de implantação do plano de trabalho sugerido. Será possível identificar se já houve melhora e apresentar sugestões de novas formas para que o empresário continue seu relacionamento com o Sebrae-SP, buscando sempre o aprendizado continuado para aperfeiçoar e avançar no seu negócio.
Se houver interesse do empresário este ciclo de três visitas poderá ser ampliado para mais três visitas no ano seguinte. É exatamente este contato que está sendo realizado pela empresária Michelle Cristina Rosalen, de 28 anos, proprietária do Café com Leitura, de Americana, um agradável lugar onde, além de saborearem deliciosos quitutes, cafés e outras bebidas, os clientes também encontram livros, revistas e jornais de diversos títulos. A decoração é moderna, o ambiente é climatizado e, além disso, os frequentadores contam com wi-fi gratuito para não perderem a conexão.
Os primeiros contatos com o Sebrae-SP aconteceram em 2012, diz Michelle, em busca de novas ideias de gerenciamento, pois encontrava dificuldade com o setor administrativo do Café com Leitura. “Fui até o Sebrae a partir de um programa que assisti na Rede Globo. Entrei no site e pesquisei qual serviço atenderia minhas necessidades, o NaN foi o melhor”, conta.
Após responder o questionário disponível no site, a empresária foi atendida por um consultor do Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba. “Minhas respostas foram analisadas e recebi as orientações de como melhorar meu negócio, tudo gratuito”, fala a empresária, que também participa de cursos. Entre as mudanças, Michelle cita o controle do caixa e o sistema de atendimento. “Como temos uma distribuidora de jornais ao lado, a cafeteria ficava ociosa em certos períodos do dia e isso foi corrigido”, explica.
O NaN também ajudou na expansão do Café com Leitura: com contrato firmado com o Sesc de Americana, a cafeteria fornece lanches para o Circuito da Artes. Michelle também aprendeu a negociar. Conseguiu reduzir custos com patrocinadores e está reformando o prédio para, em breve, fornecer almoço. “O Sebrae abriu meus olhos”, comemora.
Para manter os resultados positivos e adquirir novos conhecimentos de gestão, o Café com Leitura voltará a receber atendimento neste ano. “A ajuda do Sebrae-SP gerou várias melhorias, desde administrativa e financeira até de gestão humana”, enaltece Michelli, que agora terá informações de como trabalhar com novos cardápios. ”Quero aproveitar diferenciais de épocas como das festas juninas, por exemplo”, finaliza.
Serviço:
Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba oferece o NaN (Negócio a Negócio), diagnóstico gratuito para melhorar a ‘saúde’ de empresas
Informações: Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE) pelos e-mails ciate.yara@capivari.sp.gov.br e ciate.ines@capivari.sp.gov.br ou na rua Padre Fabiano, 560 – Centro
# A atividade é gratuita