PSICOLOGIA & MARKETING

Com o marketing tentamos entender as necessidades e os desejos do mercado (dos consumidores) e através disso poderemos obter melhores resultados para as organizações.

Com a psicologia tentamos entender como as pessoas sentem, pensam, agem e reagem a fim de podermos atuar no sentido de aumentar sua percepção em relação ao nosso produto ou produtos e fazer com que elas possam entender nossa proposta e fazer sua opção consciente dos benefícios prometidos por ele.

Juntando a psicologia e o marketing teremos uma visão mais apurada da empresa (endomarketing), dos consumidores (exomarketing) e das pessoas que estão dentro e fora dela (psicologia comportamental).

Nesse sentido teremos mais instrumentos para tentar melhorar a percepção das pessoas e melhorando-a, influir na melhora dos resultados.

O marketinglogia ou psicomarketing é uma visão sistêmica de trabalhar o ser-humano na sua percepção e complexidade. Penetrar no recôndito da alma (soul) e fazer uma análise do indivíduo e do grupo que o permeia.

Uma não deve se desprender da outra, uma complementa e realimenta a outra de maneira que o marketing necessite dos conhecimentos da psicologia e vice-versa. É como se fosse um moto-contínuo de conhecimento em que uma utilizasse e se reafirmasse na outra…

Para o homem de marketing, que no Brasil chamam de “marqueteiro” é importante conhecer o indivíduo na sua condição única e também no seu comportamento quando em grupo. Para o homem de psicologia é importante conhecer o mercado, saber como ele atua e poder interpretar sua influência no indivíduo e nos grupos.

Juntos esses dois conhecimentos poderiam ajudar na melhoria da interpretação e também da atuação dos indivíduos e dos grupos. Na interpretação dos mercados é necessário utilizar a racionalidade dos números e também a intuição subjetiva.

Existe uma simbiose entre esses conhecimentos que pode propiciar uma melhoria e desenvolvimento interativo entre elas.

Marketing e psicologia juntos podem quebrar paradigmas e mostrar novos rumos, novas visões e também demonstrar uma nova realidade.

Para isso é necessário ousar, pensar diferente e tentar decifrar este enigma. É como se fosse às fênix dizendo decifra-me ou devoro-te. No marketinglogia ou psicomarketing poderíamos dizer: “Mercadolize-se ou Psicografe-me”.

Na verdade precisamos desenvolver uma visão mais colaborativa entre as áreas de conhecimento e poder dialogar de maneira que uma possa colaborar com a outra e sair de uma visão dogmática fechada para uma visão aberta e colaborativa.

Precisamos abri nossas mentes e nossa emoção para integrar as diversas áreas do conhecimento numa visão integrada, sistêmica e interdisciplinar.

Com isso poderemos entender melhora cada uma delas e aproveitar para dividir conhecimentos, aprender conjuntamente e desenvolver novas maneiras de pensar, agir e dividir conhecimentos.

A vida é uma troca de habilidades e competências e entender melhor uma área significa abrir a mesma para novos conhecimentos e trocas que permitam o crescimento de ambos os lados.

Aprender e ser crítico significa abrir os horizontes e sair do conhecimento isolado e autoritário da revolução industrial e caminhar para um conhecimento inovador e flexível do mundo informatizado e globalizado.

Que o marketing e a psicologia possa interagir e que cada lado ganhe com essa complementaridade e busca de um novo saber.

 

e – Robson Paniago é Administrador Tecnológico & Social

Site: http://www.portalconsultee.com

e-mail: robson.paniago@fgv.br e robsonpaniago@hotmail.com