Questões atuais da Comunicação
Ao contrário do que certas pessoas pensam, nem todos os problemas nas organizações são causados por comunicação deficiente; às vezes, as distorções na comunicação são propositadas e até funcionais; as comunicações não verbais podem ser mais influentes do que a variedade verbal; homens e mulheres geralmente conversam por razões diferentes e criam dificuldades de comunicação entre os sexos; a comunicação intercultural é um dos maiores desafios no ambiente atual de globalização.
A comunicação é uma fonte conveniente de culpa por problemas organizacionais. Em primeiro lugar, muitas pessoas atribuem tudo o que acontece a um problema de comunicação porque é muito doloroso enfrentar o problema real – a incompetência. Em segundo lugar, uma vez que muitos funcionários não acreditam que a administração lhes diz a verdade, há um problema crescente de credibilidade nas organizações. Finalmente, muitos pretensos problemas de comunicação são, na verdade, diferenças de valor. É claro que a má comunicação pode trazer o desastre para os negócios. Mas o que é atribuído a problemas de comunicação pode, na verdade, ser provocado por alguma outra coisa.
Muitas vezes interessa a uma ou a ambas as partes envolvidas em uma comunicação evitar a clareza. Esse procedimento pode ajudar uma pessoa nos seguintes sentidos: minimizar os questionamentos, agilizar a tomada de decisões, reduzir as objeções, negar aquilo que se declarou anteriormente, mudar de opiniões, preservar a “atmosfera” e ocultar inseguranças, dizer várias coisas ao mesmo tempo, dizer “não” diplomaticamente e evitar o confronto e a ansiedade.
Muitas vezes, as ações falam mais alto do que as palavras. Embora o telefone, o voice mail, o e-mail, as conferências eletrônicas, faxes e comunicadores pessoais tenham reduzido a importância da comunicação não verbal, a maioria da comunicação interpessoal nas organizações ainda acontece face a face. Quando as insinuações não verbais de um gerente são condizentes com a mensagem verbal, elas reforçam a mensagem. Mas quando são incompatíveis, geram confusão para o receptor.
Homens e mulheres possuem estilos de conversação diferentes. Essas diferenças podem gerar barreiras de comunicação. Para muitos homens, as conversas são basicamente um meio para preservar a independência e manter status hierárquico. Para muitas mulheres, as conversas são negociações de proximidade nas quais tentam obter e dar confirmação e apoio.
e – Robson Paniago é Administrador Tecnológico & Social