Radar da Pio XII preocupa a população
São inúmeras as reclamações dos motoristas que trafegam pela Avenida Pio XII em Capivari.
A avenida é uma das principais da cidade, por este motivo o fluxo por lá é enorme, principalmente em horário de pico.
O radar que fica próximo à entrada do bairro Porto Alegre, na esquina da avenida com a Rua José Aprilante parece que ficou maluco, isto mesmo, o aparelho parece está desregulado ou regulado em sensibilidade máxima.
São varias as reclamações dos motoristas.
As opiniões sobre a presença dos radares se assemelham. Maurício de Jesus, 38, diz que já presenciou um acidente na Pio XII e que acha importante a presença dos radares. Porém, ele reclama do radar que parece estar desregulado e muito sensível, aplicando varias multas, onerando o bolso dos motoristas que já arcam com vários impostos.
Já o motorista José Carlos não acreditou quando recebeu uma notificação de multa. Ele cometeu infração ao passar pelo radar do semáforo da Avenida Pio XII. Ele foi obrigado a mudar sua rotina, agora tem medo de passar por ali e usa caminhos alternativos. “Eu nem percebi que o sinal estava fechado, alias estava fechado para quem ia pro Porto Alegre, pra mim estava aberto, pois estava indo para o mercado Covabra” lamenta.
Devido as constantes reclamações que chegaram a nossa redação, fomos verificar junto a Secretaria de Trânsito de Capivari. Para nossa surpresa quando chegamos lá, havia uma fila de cerca de 10 (dez) pessoas, por incrível que pareça todas elas estavam entrando com recursos ou reclamações de multas sofridas exatamente no radar da Pio XII.
As reclamações que mais se destacam são as de que o local possui duas pistas para quem se dirige sentido bairro Raia e duas pistas no sentido contrário. Na mão que segue sentido Raia, no cruzamento onde existe o radar fixo, a via afunila, e quando o sinal fecha para quem vai entrar no bairro Porto Alegre, esta via não pode ser usada pelos motoristas que pretendem continuar no sentido centro, mesmo que não haja outros veículos parados no sinal fechado.
Até os moradores da cidade de Rafard estão insatisfeitos com as multas aplicadas no local.
No ano de 2012 as multas recebidas pelos motoristas de Rafard totalizaram 806 infrações por excesso de velocidade e desrespeito às leis de trânsito.
Os números, divulgados pela Secretaria de Transportes Públicos e Trânsito de Capivari, revelam que 11,46% das multas foram sofridas pelos motoristas rafardenses; 55,9% pelos motoristas de Capivari e 32,64% de outras cidades.
Estes números aumentaram neste ano, o que justificaria um estudo apurado do aparelho de aferição de velocidade.
Enquanto providencias não forem tomadas, a população continuará pagando um alto preço para usar as vias publicas da cidade.