Rafard: Prefeito César Moreira recebe Plano de Saneamento em Extrema-MG

Na manhã da sexta-feira, 24, o prefeito de Rafard, César Moreira, e a primeira-dama, Terezinha Bernardete Juliani Moreira, compareceram ao Portal dos Sonhos Eventos, em Extrema (MG), para a 17ª reunião ordinária dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), para, entre outros, receber o Plano Municipal de Saneamento Básico.

Prefeito César Moreira recebe Plano de Saneamento em Extrema-MG

Prefeito César Moreira recebe Plano de Saneamento em Extrema-MG

A pauta da reunião ainda contou com a votação da Deliberação Ad Referendum nº 248/16, que trata da indicação de empreendimentos para financiamento com recursos oriundos das cobranças pelo uso dos recursos hídricos em rios de domínio da União e do estado de São Paulo (Cobranças PCJ) e do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e, liderada pelo secretário executivo Leonildo Urbano, teve a votação da proposta dos Comitês PCJ para a renovação da outorga do Sistema Cantareira – outorga é a licença para uso do manancial, cujo processo deve terminar no início de 2017.

Após a votação da outorga, os prefeitos e representantes de 19 municípios pertencentes às Bacias PCJ receberam os Planos Municipais de Saneamento Básico e Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, cuja elaboração foi acompanhada pela Fundação Agência das Bacias PCJ e formulados pelas empresas B&B Engenharia e NS Engenharia.

O Plano de Rafard foi uma árdua conquista elaborada durante meses pela chefe do departamento de Meio Ambiente, Camila Garcia Santos, e pela equipe de trabalho. A formatação do Plano de Saneamento aplica-se como uma política pública, visando um futuro definitivamente sustentável, aspectos sociais, ambientais e econômicos com abordagem em quatro componentes: água, esgotamento sanitário, drenagem com manejo de água pluvial e limpeza urbana com manejo dos resíduos sólidos domiciliares.

“Rafard deu um salto importante para a preservação ambiental, pois este Plano de Saneamento conseguiu diagnosticar os reais problemas do município, dando um planejamento a curto, médio e longo prazo. Com este Plano em mãos, poderemos cobrar a continuidade das ações de sustentabilidade para as próximas gestões, como a construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) e um melhor gerenciamento do nosso lixo”, frisou Camila Garcia.

 

Recursos financeiros

Seguindo os itens de pauta, foi aprovada a Deliberação Ad Referendum nº 248/16 que indica empreendimentos para financiamento com recursos oriundos da cobrança pelo uso da água em rios de domínio do estado de São Paulo e da União (Cobranças PCJ) e do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

Rafard conquistou instalações de Válvulas Redutoras de Pressão (VRP) e monitoramento das pressões de água através da instalação de sensores de pressão e telemetria no sistema de distribuição de água. Com isto haverá uma redução significativa na perda do líquido que chega as casas, agilizando o processo de distribuição e melhorando sua qualidade.

“Estou muito feliz por finalmente termos o Plano de Saneamento em mãos. Com ele, poderemos buscar mais recursos e melhorias junto ao Governo Federal, de modo que melhore significativamente o saneamento e qualidade da água em Rafard”, ressaltou Moreira.