Rafard:Grupo de crianças do CRAS Estação participa de “Oficina de Pipas”
Teve início na última semana o trabalho “Oficina de Pipas” com as crianças que fazem parte do CRAS Estação. A brincadeira que faz alusão ao mês do Folclore, também serve como forma de conscientização ante o uso de cerol.
As próprias profissionais do CRAS são as responsáveis por orientar e ajudar as crianças na confecção das pipas, primeiro “passo” da oficina. Enquanto as sedas e varetas vão ganhando forma, as profissionais buscam tecer todo o conhecimento sobre a história das pipas, resgatando parte cultural em uma das brincadeiras mais tradicionais de anos atrás.
As oficinas que estão com suas turmas definidas ocorrem semanalmente as terças-feiras, nos períodos da manhã e da tarde. Após o processo de confecção, as crianças vão para a parte prática na próxima semana, aonde vão empinar as pipas no berço em que nasceu a pintora Tarsila do Amaral, na Fazenda São Bernardo.
“Estamos levando conhecimento de uma maneira divertida e saudável, resgatando parte da nossa cultura através de uma brincadeira que fez parte da infância de cada um. Porém, o foco principal é mostrar que o uso do cerol é algo ilegal, que pode acarretar em sérios problemas, como por exemplo, mortes”, destacou a responsável pelo CRAS, Andréia Fontolan.
Andréia também citou que a possibilidade de levar as crianças para a Fazenda São Bernardo é importante no aspecto turístico (por conhecer um ponto histórico na cidade), além da segurança para soltar as pipas, em vista da ausência de fios de alta tensão e de trânsito local.