Rafard:Raízen atende mais um pedido do Prefeito César Moreira e do vice Carlão

Empresa construiu tela de proteção para conter resíduos do bagaço da cana

Atendendo a um pedido feito pelo Prefeito de Rafard, César Moreira, e pelo vice Carlos Roberto Bueno, a Raízen construiu uma tela de proteção para evitar que os resíduos do bagaço da cana se espalhem pela cidade. Feita de sombrite – material adequado para segurar a força do vento -, a estrutura possui 15m de altura, 75m de extensão e 15 postes de sustentação. Além da tela, no período de entressafra a pilha será coberta com uma lona para contribuir ainda mais para que o bagaço permaneça no perímetro da unidade.

Na última terça-feira o prefeito César e o vice Carlão estiveram in loco verificando as melhorias realizadas.

“Tenho certeza que com a construção dessa tela o problema será amenizado e os cidadãos que moram no entorno terão menos problemas com o bagaço. Agradeço a atenção especial do  Coordenador Administrativo da Unidade Raízen de Rafard, Lázaro Martins, que tem trabalhado bastante e atendido, na medida do possível, as nossas solicitações,” registrou César.

De acordo com informações da Raízen, a construção da estrutura de proteção foi a melhor alternativa encontrada para o caso. O bagaço de cana é um material com alta capacidade de combustão, portanto, obrigatoriamente deve permanecer em um local arejado.

“O bagaço é um material de suma importância para a Raízen. O produto é transformado em energia e também serve de matéria-prima para a produção do etanol de segunda geração. Nos últimos anos, a Raízen investiu 2 bilhões de reais na instalação de equipamentos para gerar energia com a queima do bagaço de cana. Atualmente, todas as 24 unidades da empresa produzem energia e são autossuficientes. Destas, 13 vendem o excedente,” afirmou a Assessoria da Empresa.

 A Raízen vai concluir no segundo semestre do ano sua primeira unidade produtora de etanol de segunda geração (2G), produto fruto do processamento do bagaço, folhas e cascas da cana de açúcar. O projeto vai levar o combustível às bombas para os consumidores ainda em 2014. A empresa é líder em energia renovável no Brasil e primeiro player integrado do setor sucroenergético, com atuação em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia está entre as cinco maiores em faturamento do país e conta com cerca de 40 mil funcionários. Com 24 unidades, a Raízen produz 2 bilhões de litros de etanol por ano, 4 milhões de toneladas de açúcar e gera mais de 900 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 54 aeroportos, possui 58 terminais de distribuição e comercializa aproximadamente 22 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Na área de distribuição, a companhia conta com uma rede formada por cerca de 5.000 postos de serviço com a marca Shell e mais de 900 lojas de conveniência Shell Select. A Raízen foi formada em 2011 a partir da integração de parte dos negócios de Shell e Cosan.

 raizen 3