RECEITA DE SUCESSO
Vocês procuram a fórmula do sucesso e encontrá-la não é algo difícil. No fundo acreditamos em receitas fáceis e fórmulas de gurus que impressionam. Um deles pede aos participantes que pisem na brasa. O outro diz que o importante é olhar nas estrelas e pisar na terra…
Tem uns que dizem que a receita do sucesso é voar como os gansos, em forma de ‘v’ e quando o líder está cansado cede espaço ao próximo! Poderia ficar recitando intermináveis receitas de sucesso e difundir uma fórmula top secret de dez passos do sucesso, mas… Pare e pense comigo.
Amador Aguiar, fundador do Banco Bradesco teve sucesso porque acreditou no seu negócio e apesar de ter apenas uma mínima formação acadêmica investiu e trouxe pessoas de conhecimento universitário pra sua organização, inclusive de administração.
Posso lhes dizer, por experiência própria, que para ser um bom administrador não preciso estudar administração, mas ao ter tino comercial e perceber as nuances do meu negócio, vou às melhores escolas de negócio e contrato bons administradores.
A receita de sucesso é aprender com os insucessos e também acreditar em 3 palavrinhas mágicas: Trabalho, saúde e educação. Trabalho porque o sucesso vem para aqueles que lutam e acreditam nos seus sonhos e fazem de tudo por torná-los realidade, não importa sua idade e nem em que momento. Importa que perseverem naquilo que acreditam.
Saúde porque aliado à vontade de trabalhar devemos ter boa saúde para conseguir realizar os sonhos sonhados, tornando-os realidade.
E educação porque uma sociedade só se destaca e desenvolve através e com a educação. O made in Japan em 1960 era um produto ou serviço com qualidade duvidosa. Foi investido fortemente em educação e hoje sabemos o significativo disso.
Temos que investir em educação e transformar a sociedade brasileira. Qualificar a mão-de-obra e investir em cursos tecnológicos e boas universidades são investimentos que dão retorno. Solidificar mundialmente a marca MADE IN BRAZIL e valorizá-la em termos de sermos competitivos na área agroindustrial, aeroespacial, no futebol etc. e tudo de bom que somos.
Outra vertente importante é melhorar a saúde e para isso precisamos de bons dirigentes que invistam efetivamente nesse quesito. Bons médicos e bons administradores administrando os hospitais e remunerando com competência e criatividade. Precisamos também acreditar mais nas pessoas de sucesso no Brasil e melhorarmos nossa baixa autoestima, que faz com que tentemos desmoralizar nossos ídolos ou pessoas que fazem sucesso.
Além disso, podemos aprender com nossos insucessos e não cometer os mesmos erros. O próprio ditado popular diz: “Cometer o erro uma vez é justificável, mas perdurar no mesmo erro é burrice”. Aprender e não voltar a cometê-los é essencial.
Portanto, temos que gastar menos que arrecadamos, pois assim poderemos efetivamente baixar as nossas taxas de juros, que infelizmente são as maiores do mundo. Dar independência ao Banco Central para que o mesmo debele a inflação e ajude no controle do câmbio e no fortalecimento da nossa moeda e da nossa soberania.
Aplicar conceitos inovadores de salários diferenciados aos professores, sendo o salário diretamente proporcional ao seu desempenho em sala de aula, como nas empresas. E qualificando os professores através de treinamentos, cursos, workshop etc.
Atuar com conceitos empresariais, no trabalho, na saúde e na educação e na política. Sou favorável a prefeitos cuidando do aspecto político e o administrador da cidade sendo um profissional de administração.
Nesse sentido tem que atuar com uma visão estratégica, mas não se esquecer da visão operacional, de curto prazo, e para isso devemos atuar no médio prazo, isto é, taticamente. Concluindo: o Brasil nunca esteve tão preparado para o salto de qualidade como agora a se tornar um país desenvolvido e não podemos perder tempo. A receita de sucesso é trabalho, saúde e muita educação.
e – Robson Paniago é Administrador Tecnológico & Social
site: www.portalconsultee.com