Salto aposta na criação da Região Metropolitana de Sorocaba

Secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e presidente da Câmara de Vereadores representaram o município no Seminário ocorrido no sábado (10/8,) que abordou a lei de criação da Região

Representando o prefeito da Estância Turística de Salto, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Eliana Moreira junto do presidente da Câmara de Vereadores, Divaldo Garotinho participaram do Seminário sobre a criação da Região Metropolitana de Sorocaba. O evento aconteceu no último sábado (10/8) no Auditório da FUA (Fundação Ubaldino do Amaral), mantenedora do Jornal Cruzeiro do Sul e reuniu cerca de 120 pessoas entre prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais.

Salto está entre os 22 municípios que, com a criação da Lei, irão compor a região. Segundo informações, essas cidades juntas somam 1.665.884 habitantes numa extensão territorial de 8.179,71 quilômetros quadrados e geram de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de R$41 bilhões de PIB (Produto Interno Bruto). De acordo com Eliana Moreira, fazer parte da Metrópole de Sorocaba, gera visibilidade a Salto e representa uma grande vantagem na conquista de novos empreendimentos e investidores.

Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Jumirim, Ibiúna, Iperó, Itu, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto de Pirapora, São Roque, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim são os outros municípios que, a princípio, integrariam a Região com características para se tornar a 15ª mais populosa do país. Essas cidades elegeram como prioridade das ações a serem realizadas em conjunto, questões sobre saúde, resíduos sólidos e mobilidade urbana e consideram que a união dos municípios auxilie na resolução desses assuntos.  

Com o tema “Desenvolvimento Regional: Conceitos, Desafios e Impactos do Contexto da Macrometrópole”, o seminário apresentou detalhes sobre a pesquisa realizada pela Nuplan (Núcleo de Planejamento Regional), ligada à Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais de Sorocaba. O evento abordou discutiu e esclareceu dúvidas a respeito da Lei de criação da Região, que precisa ser proposta pelo Governador do Estado de São Paulo e apreciada pela ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), com previsão de aprovação ainda nesse semestre.

O seminário apresentou dois painéis. O secretário de Finanças de Sorocaba, Aurílio Sérgio Costa Caiado abordou a Concepção de Regionalização, Aglomeração Urbana e Região Metropolitana: a experiência da Macrometrópole Paulista e o presidente da empresa pública Nuplan, professor Flaviano Agostinho de Lima explanou sobre Indicadores Socioeconômicos da Região de Sorocaba.

Salto aposta na criação da Região Metropolitana de Sorocaba