Salto: Nova Linha Expressa de ônibus do Santa Cruz alcança 84% de aprovação
Pesquisa foi aplicada com 1060 usuários da linha nos dias 27 e 28 de junho
Uma pesquisa realizada pela empresa Auto Ônibus Nardelli e fiscalizada pela Prefeitura da Estância Turística de Salto, mostra que a nova Linha Expressa de ônibus Jardim Santa Cruz, sentido Bairro-Centro, implantada a pouco mais de um mês, atingiu 84% de aprovação entre os usuários.
A pesquisa foi aplicada em 1060 pessoas. Desses 54,72 usam a linha no sentido Centro/Bairro, enquanto 45,28% no sentido contrário. Os entrevistados são moradores do Jardim Soberano (5,75%), Santa Efigênia (11,89%), Santa Cruz (50,09%), Monte Pascoal (11,42%), Arco Íris (5,09), Salto Ville (3,58%) e outros (12,47%). Essa ação ocorreu nos dias 27 e 28 de junho.
A nova linha atende as reivindicações dos moradores locais e foi feita com base na análise técnica do Grupo de Trabalho Sobre Transporte Público criada entre a Prefeitura de Salto e a empresa Nardelli. Atualmente, a região do Jardim Santa Cruz é primeira maior linha em atuação na cidade.
Com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira das 5h20 às 19h10 e aos sábados das 5h até às 14h, a linha expressa foi responsável pela redução de até 20 minutos no tempo de espera entre um ônibus e outro na região central do Bairro Santa Cruz.
Já o novo itinerário da linha regular do Santa Cruz, que circula de domingo a domingo das 4h45 até às 23h, o tempo de espera, que era em média 30 minutos passa a ser de 15 minutos em qualquer ponto da região.
Mais de 70% dos pesquisados foram favoráveis a mudança. Dos quase 30% que não aprovaram a alteração, 23% eram moradores do Jardim Monte Pascoal que apresentaram o fato do coletivo não passar pelo bairro (Avenida Princesa Isabel) como motivo. Porém, a reivindicação foi atendida e desde o dia 18/7, a linha expressa faz o trajeto e a porcentagem de insatisfeitos tende a diminuir.
Além da nova linha expressa e da regular, os pesquisados foram consultados a respeito do nível de lotação dos coletivos. Mais de 80% responderam com ótimo ou bom. Já o nível de satisfação em relação ao número de veículos que atendem a região atingiu 87%.
De acordo com o Secretário Municipal de Governo, Luiz Eduardo Collaço a próxima linha a ser reestruturada será a São Judas/Nações que é segunda maior do município.
Hospital
Outra reivindicação dos moradores também era sobre a linha regular passar apenas em frente ao Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat. No último dia 15/7, o trajeto foi ampliado até a Rua Inglaterra e Rua
Holanda, contemplando também o setor de especialidades do Hospital.