Salto sedia Seminário sobre Iluminação Pública e o Cidadão

Evento acontece nos dias 30 e 31 de julho na Sala Palma de Ouro do CEC a partir das 8h30 e debaterá a Resolução da ANEEL sobre a transferência da responsabilidade da iluminação aos municípios

A Estância Turística de Salto sediará nos dias 30 e 31 de julho a partir das 8h30 até às 18h, Seminário sobre Iluminação Pública e o Cidadão, que acontecerá na Sala Palma de Ouro do CEC (Centro de Educação e Cultura) Anselmo Duarte, localizado na Rua Prudente de Moraes, 280. As inscrições podem ser feitas com Vanessa pelo e-mail atendimento@aeaas.com.br.

Destinado a prefeitos, secretários municipais, engenheiros, arquitetos e técnicos da área, o evento tem entrada gratuita e visa discutir as questões que envolvem a transferência da responsabilidade das concessionárias de energia sobre iluminação pública para as prefeituras, de acordo com da Resolução nº 414, de 15 de setembro de 2010 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Segundo a ANEEL, os municípios têm até 31 de janeiro de 2014 para gestão, manutenção de todo sistema de distribuição, atendimento, operação e reposição de lâmpadas, suportes, chaves, troca de luminárias, reatores, relés, cabos condutores, braços e materiais de fixação e conexões elétricas.

Os temas abordados serão Telegerenciamento e Sistema de Gestão de Iluminação Pública, A tecnologia LED na Iluminação Pública, O desafio dos municípios para a gestão da iluminação pública, A transferência de ativos da iluminação pública e sua gestão, Principais formas de gestão da iluminação pública, As implicações da transferência de ativos da iluminação pública para o município, Capacitação em Iluminação Pública, Gestão estratégica do sistema de iluminação pública, Sistema de proteção contra surtos na iluminação pública e Debate com a sociedade e presentes.

“A iluminação pública é essencial à qualidade de vida nas cidades e está diretamente ligada à segurança, pois previne a criminalidade. Além disso, estimula o comércio, embeleza as áreas urbanas, destaca e valoriza monumentos, prédios, praças, paisagens e permite melhor aproveitamento das áreas de lazer. Porém, a quem cabe essa gestão? É exatamente essa indagação que pretendemos abordar nesse seminário”, destaca o Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos e também presidente da AEAAS (Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Salto), Paulo Takeyama.

Realizado pela AEAAS, o Seminário conta apoio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Salto, CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo), CEUNSP (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio), FAEASP (Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo) e Grupo Base.

Mais informações com AEAAS pelo telefone (11) 4021-4008.

seminário_iluminação_pública